Lançamento cultural. No último domingo (17), a Cinsete Produtora celebrou 14 anos de história e para comemorar lançou o site www.cinsete.com.br que conta um pouco da trajetória e da importante contribuição cultural para a região do Vale do Itajaí e de Santa Catarina. A empresa de criação e produção artística é voltada para o universo da literatura, artes cênicas, cinema e videoarte. Fundada em 17 de janeiro de 2007, nasceu com o nome fantasia de Set Set Produtora, e atenta às tendências do mercado cultural, em 2020, a produtora implanta uma nova identidade visual e passa a se denominar Cinsete Produtora. Está localizada na Vila Itoupava, região agrícola de Blumenau, em Santa Catarina, que ainda preserva características culturais trazidas pelos imigrantes alemães, vindos da Pomerânia, no século XIX.
A produtora é uma empresa familiar, dirigida pelo casal de artistas multimídia Nassau e Jozzy de Souza. Juntos trazem a experiência de 32 anos no mercado cultural. A atriz, diretora e produtora cultural Jozzy de Souza é natural de Blumenau, Santa Catarina, é graduada em Artes Cênicas – Bacharel em Interpretação, pela FURB. Participa de projetos de responsabilidade social e tem peças teatrais circulando nas escolas de Santa Catarina. Já o artista Nassau de Souza é natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. É videoartista e autor de livros de poesia, roteiros e direção para documentários e dramaturgia para crianças, jovens e adultos. Produtor cultural desde 1988, recebeu o Prêmio de Reconhecimento por Trajetória Cultural – Aldir Blanc SC 2020.
“Em nossa trajetória, colhemos muitos frutos, dezenas de abraços, centenas de sorrisos e milhares de aplausos feito uma constelação que até hoje ilumina o nosso caminho, indicando que nossas escolhas foram acertadas, que muitos dos nossos sonhos foram realizados e que muitos desafios ainda estão por vir”, celebra Nassau de Souza. “Temos uma imensa satisfação em realizar o nosso trabalho. O ato de criar e produzir, o sorriso das crianças durante os espetáculos, o brilho no olhar e a imaginação das pessoas se expandindo ao contemplar um videoarte, renova os nossos espíritos e nos dá o fôlego necessário para continuar nessa jornada que sem dúvida é sempre repleta de crescimento pessoal”, complementa o artista.
Jozzy de Souza comenta que 2020 foi um ano de grandes desafios. “A pandemia, o isolamento social e a suspensão de todos os eventos culturais foram alguns dos acontecimentos que marcaram profundamente a classe artística pelos quatro cantos do planeta. Porém, o ano também foi de profundo aprendizado, de mudanças de rotas, de novas escolhas e de reinventar o nosso jeito de ser e produzir, pois, de alguma forma, tínhamos que reencontrar nossos caminhos, renovar nossa fé em nós mesmos e para isso era preciso ter um propósito claro para superar todas as adversidades que ainda estavam por vir”, comenta. “Então decidimos chacoalhar a poeira, dar a volta por cima e semear novas possibilidades e uma delas foi a mudança do nome fantasia da nossa empresa de Set Set Produtora para Cinsete Produtora, bem como, a criação de uma nova identidade visual que dialogasse com os novos tempos. Além de um site que contempla toda a nossa história”, conclui a artista e produtora.
“Trabalhamos com cultura, arte, educação, e sempre pensamos que cada trabalho deve ser nosso melhor trabalho e usar desse mote para proporcionar reflexões sobre questões sociais, diversidade, sustentabilidade e meio ambiente”, reflete Nassau de Souza.
NOVIDADES EM 2021
Além de um novo site, a Cinsete irá lançar em 2021 o videoarte “A Cela do Poeta”, e fará a filmagem do espetáculo “Caça ao Tesouro”; dois projetos viabilizados com recursos da Lei Federal n° 14.017, de 29 de junho de 2020, no Município de Blumenau. A Cinsete também participará, em 2021, do Fórum Social Mundial/Wold Social Fórum (WSF), com um videoarte em parceria com o artista Tchello dBarros e outros artistas latino-americanos.
MELHORES MOMENTOS DA CINSETE
Criação de 9 espetáculos teatrais que circularam nas escolas públicas de Santa Catarina, alcançado cerca de 2.000 apresentações teatrais e atingindo um público estimado de 100.000 alunos;
Direção e produção de 27 vídeos culturais;
Direção e produção de 17 documentários;
Direção e produção de 15 videoclipes;
Criação e produção de 12 videoartes;
Prêmio Menção Honrosa no Festival de Cinema de Paraty 2013;
Prêmio Arte com Respiro – Literatura / Itaú Cultural 2020;
Prêmio de Reconhecimento por Trajetória Aldir Blanc / SC 2020.