As ações são gratuitas e ocorrem de 9 de fevereiro a 3 de março, com tradução em LIBRAS, sendo dois encontros fechados por meio da plataforma Google Meet e duas lives abertas ao público pelo canal do YouTube da Ativa Rede Educação e Cultura
Arte-educação. De 9 de fevereiro e 3 de março, ocorrem as ações do projeto Encontros Formativos: O (des)confortável na Literatura para as infâncias, que contarão com a presença do escritor de literatura infantil Fábio Monteiro, e mediações da pesquisadora, professora e Dra. Maria Laura Pozzobon Spengler e da contadora de histórias e professora Gilmara Goulart. As ações são gratuitas, com tradução em LIBRAS, sendo dois encontros fechados por meio da plataforma Google Meet e duas lives abertas ao público pelo canal do YouTube da Ativa Rede Educação e Cultura.
O Encontros Formativos é idealizado pela artista, arte-educadora, pesquisadora e produtora cultural Deda Silveira e tem por objetivo a difusão e mediação de obras literárias que buscam dar luz a medos e angústias, que, segundo a pesquisadora, são tão presentes nas vidas das crianças e muitas vezes silenciados pelos adultos que as rodeiam. “A proposta é ampliar o olhar para o respeito e o acolhimento à diversidade, à pluralidade e às múltiplas realidades socioculturais emocionais pelo viés da literatura”, explica Deda.
O projeto Evento Encontros Formativos: O (des)confortável na Literatura para as infâncias, da proponente Desiree Leslie Silveira, é financiado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – Executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Todas as ações são gratuitas, com tradução em LIBRAS
Dia 9 de fevereiro, às 19h30
Lançamento do projeto com Live sobre: “A leitura como caminho para a emancipação”. Com a participação do autor Fábio Monteiro e mediação da pesquisadora e professora Dra. Maria Laura Pozzobon Spengler.
A ação é destinada ao público interessado no tema e terá certificação para os que puderem comparecer de forma síncrona. O conteúdo ficará disponibilizado até 09/03/22 para acesso daqueles que não puderem comparecer.
Não necessita inscrição prévia. Acesso gratuito pelo link: https://bityli.com/ANGrw
De 14 a 16 de fevereiro, segunda a quarta-feira, às 19h
Início da oficina O (des)confortável na Literatura para as infâncias, com 9h/aula
A oficina, ministrada pelo autor Fábio Monteiro, tem como objetivo a leitura compartilhada de histórias pelo autor Fábio Monteiro e mediação de temas transversais, com espaço para contribuição do público direcionado, e momento para perguntas e outras trocas. Público Alvo: Público adulto, escritores de literatura para as infâncias, professores e demais mediadores de arte para as infâncias.
Inscrição gratuita pelo link: https://forms.gle/KcrMyAYqDc1E7iDy9 (Vagas Limitadas).
Dia 23 de fevereiro, às 19h30
Encerramento do projeto com live sobre: “Histórias de Acolher”, com Fábio Monteiro e mediação da contadora de histórias e professora Gilmara Goulart.
Não necessita inscrição prévia. Acesso gratuito pelo link: https://bityli.com/nZBQk
Dia 03 de março, 18h30 e às 20h30
Ações fechadas ao público infantojuvenil em parceria com o Vem Cultural de Timbó/SC.
FÁBIO MONTEIRO
Escritor brasileiro. Nasceu em Recife/PE e perdeu as contas dos anos que mora em São Paulo. Formado em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, especializou-se na PUC/SP em História, Sociedade e Cultura. Conta histórias verdadeiras para seus alunos, mas inventa algumas outras que se tornam verdades por meio da literatura para infância e juventude. Em 2016 foi contemplado com o Prêmio Jabuti na categoria juvenil com o livro “Cartas a povos distantes” (2º lugar).