0
Compartilhar

A apresentação conta com a participação especial do violinista Cláudio Cruz e o evento ocorre às 20h, no Auditório Heinz Geyer, com entrada gratuita e retirada de ingressos antecipados pelo Sympla

Repertório romântico em destaque. No dia 5 de abril, a Blumenau Filarmônica (BLUFIL) traz ao palco principal do Teatro Carlos Gomes Blumenau (TCGB) um concerto especial em homenagem ao compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky. A BLUFIL é regida e idealizada pelo maestro Lucas Araujo, que comanda mais de 50 instrumentistas nacionais e regionais. O programa da noite contará com as obras Romeu e Julieta (Abertura Fantasia); Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior – Op. 35; Sinfonia nº 4 em Fá Menor – Op. 36. A apresentação ocorrerá às 20h, no Auditório Heinz Geyer, e terá a participação especial do consagrado violinista Cláudio Cruz, artista premiado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), Prêmio Carlos Gomes, Prêmio Bravo, Grammy Awards, entre outros. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos antecipados pelo Sympla www.sympla.com.br/evento/concerto-tchaikovsky-blumenau-filarmonica/2885900

Blumenau Filarmônica – Foto: Lucas Prudêncio

“Tchaikovsky foi um dos compositores mais intensos do período romântico. Traduziu em notas suas dores, alegrias, amores e frustrações. A abertura do concerto ocorrerá com a Fantasia Romeu e Julieta, cujo se inspirou na lendária obra de Shakespeare. Tchaikovsky não busca narrar a obra literária na íntegra, mas optou em musicar a tragédia e o amor dos jovens apaixonado”, afirma o maestro Lucas Araujo. “O concerto para violino e orquestra é um dos mais complexos do repertório violinístico. Tchaikovsky dedicou o concerto ao violinista Leopold Auer, professor do Conservatório e primeiro violino do quarteto de cordas da Sociedade Musical Russa e das orquestras dos teatros imperiais de São Petersburgo. Porém, Leopold o considerou impossível de ser tocado. Tchaikovsky providenciou uma segunda edição e dedicou ao violinista Adolph Brodsky, que estreou em Viena no ano de 1881”, explica Araujo. “Para este concerto teremos como solista convidado o violinista e maestro Cláudio Cruz, um dos maiores artistas brasileiros. Para fechar a programação traremos a Sinfonia n.4, considerada pelo próprio Tchaikovsky como uma das suas melhores obras. Uma orquestração grandiosa repleta de nuances entre muita energia e singeleza”, conclui o maestro.

Blumenau Filarmônica – Foto: Lucas Prudêncio

A Blumenau Filarmônica estreou em 1º de novembro de 2024, no Teatro Carlos Gomes Blumenau, com sucesso de público em todas as apresentações. Em fevereiro de 2025, o projeto da BLUFIL iniciou o programa educacional com Masterclasses de Regência e Instrumentos, durante o semestre deste ano. As atividades do programa educacional da BLUFIL são gratuitas e as inscrições e informações estão sendo disponibilizadas pela rede social www.instagram.com/blumenaufilarmonica – neste programa o maestro e violinista Cláudio Cruz ministrará um masterclass de regência e um de violino/viola.

Blumenau Filarmônica – Foto: Lucas Prudêncio

O próximo concerto da Blumenau Filarmônica ocorre no dia 24 de maio (sábado) com apresentação de Ópera em Concerto, regência de Lucas Araujo, e participação da soprano Thayana Roverso e da mezzo soprano Juliana Taino, apresentando no repertório Árias de Ópera; no palco do Auditório Heinz Geyer, do Teatro Carlos Gomes Blumenau. O Projeto Orquestra Filarmônica de Blumenau é viabilizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura e conta com o incentivo da HAVAN e KARSTEN.

Violinista Cláudio Cruz – Foto: Acervo Cláudio Cruz

CONVIDADO
Cláudio Cruz é o regente titular e diretor musical da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e recentemente foi regente titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Tem atuado como regente convidado de orquestras como a Sinfonia Varsovia, New Japan Philharmonic, Hyogo Academy, Hiroshima Symphony, Svogtland Philharmonie (Alemanha), Jerusalem Symphony, Orquestra de Câmara de Osaka, Orquestra de Câmara de Toulouse, Sinfônica de Avignon, Northern Sinfonia (Inglaterra), Filarmônica de Montevideo entre outras. No Brasil, regeu a OSESP, Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica Municipal de São Paulo, Sinfônica do Paraná, Sinfônica Brasileira, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, entre outros. Participou de Festivais de Música no Brasil como Regente da Orquestra Acadêmica do Festival Internacional de Campos de Jordão em 2010 e 2011, e no exterior, do Festival de Verão da Carinthia (Áustria) e Festival Internacional de Música de Cartagena (Colômbia) onde atuou como camerista e Regente Convidado da OSESP. Foi Diretor Artístico do Núcleo de Música Erudita da Oficina de Música de Curitiba de 2015 a 2017, regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e da Orquestra de Câmara Villa-lobos. Com essas orquestras gravou CDs com obras de Carlos Gomes, Beethoven, Mozart, Tom Jobim e Edino Krieger. Atuou como Diretor Artístico e Regente nas montagens das óperas O Rapto do Serralho, Sonhos de uma Noite de Veráo, Don Giovanni, Rigoletto, La Bohème, entre outras. Claudio Cruz é premiado pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), Prêmio Carlos Gomes, Prêmio Bravo, Grammy Awards, entre outros. Entre 1990 e 2014 ocupou o cargo de Spalla da OSESP.

Blumenau Filarmônica – Foto: Lucas Prudêncio

SERVIÇO
Blumenau Filarmônica, Concerto Tchaikovsky
Dia 5 de abril, às 20h
Direção artística e regência: Lucas Araujo
Convidado: Cláudio Cruz (violino)
Local: Auditório Heinz Geyer, no Teatro Carlos Gomes Blumenau (R. XV de Novembro, 1181, Centro)
Ingressos gratuitos e antecipados pelo Sympla www.sympla.com.br/evento/concerto-tchaikovsky-blumenau-filarmonica/2885900
**Abertura do primeiro Lote de ingressos dia 26/03, às 19h; Lote 2, dia 28/03, às 21h; e Lote 3, dia 30/03, às 12h
Classificação indicativa: LIVRE
Duração: 2 horas
Realização: ABBAFE.

PROGRAMA DA NOITE
Romeu e Julieta – Abertura Fantasia
Concerto para Violino e Orquestra em Ré Maior – Op. 35
Sinfonia nº 4 em Fá Menor – Op. 36.

OBS: O ingresso terá validade até as 19h55 (do dia do concerto), após este horário o ingresso será disponibilizado a pessoas que estiverem aguardando na fila de espera.

 

Teatro Carlos Gomes de Blumenau recebe Mostra Multicultural de alunos bolsistas do projeto Cultura para Todos neste domingo (30)

Post anterior

Lançamento do minidocumentário “Entre Passos e Memórias: Um Recorte sobre a Dança em Blumenau” ocorre no dia 5 de abril, no Cinépolis

Próximo post

Leia também