0
Compartilhar

A apresentação do Duo Flustres ocorre às 19h30, na Igreja Luterana do Espírito Santo, na Rua Amazonas, é gratuito e aberto a toda comunidade

Os sons das flautas ecoam por Blumenau neste sábado, feriado de 7 de setembro. A série de Grande Concertos da Igreja do Espírito Santo traz à cidade pela primeira vez o concerto do Duo Flustres, com os flautistas David Castelo (GO) e Patricia Michelini (RJ), que apresentam solos e duos para flauta doce e obras que revisitam as sonoridades dos períodos renascentista, barroco e contemporâneo. O evento ocorre às 19h30, na Igreja Luterana do Espírito Santo, na Rua Amazonas, é gratuito e aberto a toda comunidade.

Série de Grande Concertos da Igreja do Espírito Santo – Foto: Conquest Filmes

“A flauta é para muitos um instrumento relacionado a iniciação musical, mas neste concerto veremos o som de “flautas mágicas”. Será maravilhoso, pois é um concerto único e encantador, afirma o pastor Milton Jandrey.

O Duo Flustres iniciou as atividades em 1996, com o objetivo pesquisar e divulgar o repertório para flauta doce de diversos períodos e estilos. O forte entrosamento musical e pessoal entre David Castelo e Patricia Michelini, expandiu-se para uma frutífera parceria profissional, das mais expressivas no país e para a promoção da flauta doce como instrumento de excelência artística. “O programa preparado pelo duo para este concerto em Blumenau explora, de um lado, as estruturas de imitação e diálogo na combinação das duas flautas; de outro, o discurso solitário e eloquente da flauta solista. Numa analogia às relações humanas, os monólogos flautísticos expressam as ideias e contradições de um pensamento, explicitados aqui em ricercares (procuras) e fantasias”, explica a artista Patricia Michelini. “As relações entre os dois “seres flautas” desdobram-se em fugas (perseguições), imitações, que se encontram ou não, e diálogos, ora doces e empáticos, ora duros e discordantes”, complementa a flautista.

O programa da noite, intitulado “Monólogos, Diálogos, Fugas e Encontros,” traz obras que expressam as relações entre dois “seres flautas” – desde diálogos doces até fugas desafiadoras. As duas primeiras peças contam com obras dos períodos renascentista e barroco, enquanto a terceira, com música contemporânea, incluindo a peça “Diálogos Cromáticos,”, composta por Patricia Michelini, inspirada na obra de seu pai, o artista plástico Enido Michelini.

Flautista David Castelo – Foto: Lu Barcelos

DAVID CASTELO
Professor de flauta doce, música de câmara e coordenador do curso de música bacharelado da Universidade Federal de Goiás (UFG), David Castelo é doutor em música pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Graduou-se em flauta doce pela Faculdade Santa Marcelina (SP), na classe da profa. Isa Poncet, e obteve seu Master’s Degree no Conservatório Real de Haia (Holanda), orientado por Reine-Marie Verhagen e Peter van Heyghen. Atua regularmente, como professor e concertista, em universidades, festivais e orquestras, tanto no Brasil quanto no exterior. Trabalha na criação e implementação de projetos culturais, destacando-se aqueles elaborados para o Centro Cultural Banco do Brasil (SP e RJ) e Fundação Social Raimundo Fagner (CE). A convite da Yamaha Musical do Brasil, fez o lançamento nacional das flautas doces soprano e contralto da linha ecológica. Atualmente, coordena os Colóquios de Música Antiga da UFG.

Flautista Patricia Michelini – Foto: Enido Michelini

PATRICIA MICHELINI
Professora Adjunta de Flauta Doce da Escola de Música da UFRJ, Patricia Michelini é Doutora em Música pela ECA-USP, onde desenvolveu tese sobre a história da flauta doce no Brasil. Ao longo de seu percurso, vem conciliando atividades nas áreas de performance, musicologia, criação e educação musical, sempre com foco na prática da flauta doce e seus desdobramentos. É criadora e integrante de grupos que contribuem para a disseminação da flauta doce e de seu repertório, como o Duo Flustres, o conjunto Il Dolce Ballo e a Orquestra Barroca da Unirio, onde atua em colaboração com sua diretora artística, Laura Rónai. Patricia está na Escola de Música da UFRJ desde 2011, sendo docente do curso de Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PROMUS), do qual é coordenadora. É responsável pelo projeto de extensão Flauta doce em Sistema (2020-21), e pelos cursos EAD “Explorar Flauta Doce” (2022) e “Flauta doce: fundamentos e estratégias de estudo” (2023), promovidos pela Academia Virtual Arte de Toda Gente (Funarte/UFRJ).

IGREJA LUTERANA DO ESPÍRITO SANTO, EM BLUMENAU
É datada de 1877, edificada em estilo neogótico e finalizou amplo restauro em 2022, momento que retorna à comunidade para além das celebrações, acolher as diferentes apresentações culturais, em especial os musicais.

O projeto Concertos na Igreja do Espírito Santo 2024/2025 é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet (PRONAC 221996), conta com Patrocínios: Acearia Frederico Missner; Agro Timbó Distribuidora; Altenburg; Cartondruck; Grupo Breitkopf; Volvo Dicave; Stuttgart Artigos Finos; Tarpan; e 43 SA Grafica e Editora. Realização da Comunidade Luterana Blumenau Centro e Ministério da Cultura do Governo Federal. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/luteranablumenaucentro

SERVIÇO
Grandes Concertos na Igreja Luterana do Espírito Santo, em Blumenau
No dia 7 de setembro, às 19h30
Concerto com Duo Flustres, David Castelo e Patricia Michelini
Na Igreja Luterana do Espírito Santo em Blumenau (R. Amazonas, 119, bairro Garcia)
Entrada gratuita e aberta à comunidade.
Assessoria de imprensa: Nane Pereira Comunicação e Arte.

VISITAS GUIADAS
Públicas e gratuitas na Igreja Luterana do Espírito Santo em Blumenau, aos sábados das 9h30 às 12h30. Apresentações musicais às 10h30 dos sábados de 2024/25
Agendamentos para estudantes pelo (47) 3322-0587.

EQUIPE TÉCNICA
O projeto é uma realização da Comunidade Luterana Blumenau Centro, sua diretoria e pastores, e conta com a equipe técnica:
Direção de produção: Rodrigo Dal Molin – Verbo Projetos
Curadoria: Melita Bona
Produção visual: Conquest Filmes
Formação dos guias: Cristiane Lindner
Oficina e organista residente: Cleonir Zimmermann
Social Mídia: Gear Digital.
Patrocínios: Acearia Frederico Missner; Agro Timbó Distribuidora; Altenburg; Cartondruck; Grupo Breitkopf; Volvo Dicave; Stuttgart Artigos Finos; Tarpan; e 43 SA Grafica e Editora
Apoio: Rádio União e Escola Barão do Rio Branco
Realização: Comunidade Luterana Blumenau Centro e Ministério da Cultura do Governo Federal.

Exposição Itinerante Cidade no Espaço – Tempo, Uma Pesquisa de Fotocolagem chega ao IFC do Badenfurt, em Blumenau, a partir do dia 3 de setembro

Post anterior

Cantora LINKET faz show de lançamento do primeiro álbum no dia 29 de setembro, na Secretaria de Cultura de Blumenau

Próximo post

Leia também