0
Compartilhar

As ações gratuitas ocorreram neste mês em quatro instituições contempladas pelo projeto Baden Schuhplattler – Dança Folclórica

Dança, história e inspiração. Neste mês, o Grupo Folclórico Badenfurt fez quatro apresentações de dança folclórica para cerca de 300 pessoas em escolas e Universidade de Blumenau. As ações gratuitas fazem parte do projeto Baden Schuhplattler – Dança Folclórica, com ações didáticas voltadas para alunos e professores das instituições. As escolas contempladas com as apresentações foram a E.E.B Prof. Heriberto J. Muller, no bairro Fortaleza; o E.E.B. Hercílio Deeke, no bairro da Velha Central; a FURB para o Grupo de Extensão Danças Alemãs, e, a E.E.B Pedro II, no bairro Jardim Blumenau.

Para a assessora de Direção da E.E.B. Hercílio Deeke, Solange Rosa, o projeto que leva tradição, dança e cultura para as escolas gera encantamento a quem assiste. “Adoramos a apresentação. O projeto é maravilhoso e com certeza deve continuar circulando nas escolas, porque é uma das formas de levar um pouco de arte, cultura e conhecimento para os nossos alunos, fazendo com que eles conheçam a dança folclórica do nosso município”, acrescenta.

Grupo Folclórico Badenfurt na E.E.B Pedro II – Foto: Fernando Henrique Grah

“Projetos como este ajudam a incentivar os jovens a interagir com o meio folclórico, oportunizando conhecimento e talvez despertando o interesse em fazer parte de um grupo de dança. Em nome do Grupo Folclórico Badenfurt e Baden Schuhplattler, gostaríamos de agradecer pela oportunidade de expressar nosso trabalho nas escolas e Universidade de Blumenau, que ações como estas continuem levando um pouco da nossa tradição para toda a comunidade, a fim de preservar as nossas origens”, celebra a coordenadora geral do projeto e de dança do grupo, Ana Caroline Passold Amaral.

Segundo o coordenador de dança do Baden Schuhplattler, e integrante do Grupo Folclórico Badenfurt, Luan Carlos Haendchen, oportunizar o acesso à história e à cultura dos imigrantes foi gratificante. “Muito mais do que levar apenas a dança, levamos também a informação para enriquecer um pouco mais nossa história como blumenauenses”, afirma.

Foto: Fernando Henrique Grah

Para a diretora da EEB PEDRO II, Raquel Carla Florentino Koehler, projetos como este aproximam a cultura germânica, dos colonizadores do município, com os estudantes. “Mostra que existe um contexto histórico por trás das danças e dos trajes típicos que vai além da Oktoberfest”, conclui.

O projeto Baden Schuhplattler – Dança Folclórica, do Grupo Folclórico Badenfurt, é patrocinado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/grupofolcloricobadenfurt

Grupo Folclórico Badenfurt – Fotos: Fernando Henrique Grah

Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Eintrachtvolkstanzgruppe celebra 35 anos de história com lançamento de livro no dia 30 de abril, em Blumenau

Post anterior

Estão abertas inscrições para curso gratuito de Teatro, em formato online, para professoras (es), da região Serrana

Próximo post

Leia também