0
Compartilhar

PrintCom narrativa marcada pelo embate entre as esferas do real e do imaginário, o “Grito”, nova obra do escritor blumenauense, conta a história de uma ex-atriz de teatro de oitenta anos e sua relação com um jovem ambicioso

Ainda que o real seja insuficiente ou medíocre, a arte pode alterar os rumos da vida, criando outros espaços, ressignificando a passagem do tempo. De muitas formas, esse pode ser o caso de Eugênia e Fausto, uma atriz octogenária aposentada e um jovem ator iniciante, vizinhos em Copacabana e atores em um reino particular onde realidade e fantasia, vida e arte, erudito e popular, literatura e teatro se misturam. São eles os personagens centrais de “Grito”, o mais recente romance do escritor blumenauense Godofredo de Oliveira Neto. Editado e distribuído pela Editora Record, a obra será lançada no sábado, 4 de junho, a partir das 18h, na Livraria Blulivro, no Shopping Park Europeu, em Blumenau.

No livro, o personagem Fausto encena histórias do seu cotidiano de rapaz negro e pobre nas quais o grito de sua irmã gêmea que morreu no parto está sempre presente. Eugênia assiste às suas encenações e transmite a Fausto sua experiência na cena teatral. Os dois comungam a paixão pela arte dramática, em uma relação de posse e de dominação. Na obra, a narrativa teatral e literária convivem e se complementam. “O teatro é onde se dá a transmissão de mensagens múltiplas e simultâneas, arte que se encaixa bem no século XXI, mundo da simultaneidade das informações. A literatura só tem a ganhar com essa extensão”, explica o escritor Godofredo de Oliveira Neto.

TRECHO DO LIVRO
“Tem um holofote igualzinho a esse aí em cima do armário. As tiradas mais retóricas são ditas debaixo da luz. Fausto caminha de um lado para o outro no pequeno palco. Ele pretende instalar uma iluminação profissional no seu apartamento, apesar da exiguidade da sala. A voz do Fausto é extraordinária, algo fundamental para o teatro. A linguagem dramática exige certas qualidades. Ele fica lindo quando a luz do holofote incide sobre seu rosto. Quase chorei quando ele recitou a resposta de Iago, do Otelo, do Shakespeare, ao personagem Rodrigo: ‘O amor é mera lascívia do sangue e simples complacência do desejo.’ O Hildebrando, meu falecido marido, costumava repetir essa frase, mas dita pelo Fausto a exclamação ganha uma dramaticidade impressionante. O espaço do apartamento trezentos e dezoito vira poesia.”

Godofredo_Neto_MarianaCarnaval_9

Godofredo de Oliveira Neto – Foto: Mariana Moraes

AUTOR
Godofredo de Oliveira Neto é catarinense de Blumenau, ganhador do Prêmio Jabuti e autor de dez obras de ficção, entre as quais “O bruxo do Contestado”, “Menino oculto” e “Amores exilados”; as duas últimas, respectivamente, foram traduzidas para o francês e publicadas por editora parisiense. O escritor mora no Rio de Janeiro e é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

SERVIÇO:
Lançamento do livro “Grito”, de Godofredo de Oliveira Neto, em Blumenau
Dia 4 de junho, a partir das 18h
Livraria Blulivro, no Shopping Park Europeu, via Expressa, Blumenau (SC)
Livro: 160 págs. Valor R$ 32,90.  ISBN: 9788501107015
Editora Record

POLINIZAÇÃO COLMEIA 2016

Post anterior

Exposição EPIFÂNICAS chega a Chapecó

Próximo post

Leia também