A abertura ocorre às 9h30, no Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, com levantamento de Maibaum e apresentação de dança
Indumentária, pesquisa, história, amor e dança. Neste domingo, 28 de abril, o Eintrachtvolkstanzgruppe (Grupo Folclórico Alemão Eintracht) traz a Blumenau uma nova exposição de traje típico alemão. O grupo buscou a versatilização do uso do traje Braunschweigerlandestracht, utilizado pelo Eintracht, em homenagem a Dr. Blumenau – fundador do Município de Blumenau e ao senhor Alberto Liesenberg (in memoriam), padrinho Cultural do Grupo. A abertura da mostra ocorre às 9h30, no Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, com levantamento de Maibaum e apresentação de dança folclórica. A exposição segue até o dia 31 de maio, de terça a sábado, das 10h30 às 16h30min, com entrada gratuita e aberta à comunidade. A ação faz parte do projeto Dança…Vida, Amor e Interação!, que é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, referente ao Edital n. 005/2017 do Prêmio Herbert Holetz. “O projeto visa também levar um pouco da dança e da música folclórica alemã a deficientes visuais e idosos, além de fomentar atividades culturais ligadas à preservação de usos e costumes alemães”, explica a coordenadora do Eintracht, Jane Mary Schmitz Liesenberg.
Segundo a coordenadora, o projeto tem alguns objetivos, entre eles o de preservar a originalidade dos trajes que compõem o acervo do Eintrachtvolkstanzgruppe; pesquisar peças originais valorizando a indumentária; apresentar danças e trajes autênticos para o público; versatilizar o uso das indumentárias conforme a ocasião, ou seja: ocasião formal – traje de Festa/Gala, evento popular – traje de domingo, além de ampliar os estudos sobre este traje que provém da localidade onde viveu o fundador do munícipio, Dr. Blumenau.
“A ideia surgiu logo após estudo mais aprofundado do traje. É uma sequência das pesquisas do grupo de dança, que se dedica também ao estudo de trajes germânicos. Quando se percebeu que o traje de Braunschweig (denominado Braunschweigerlandestracht, que significa traje do território – antigo ducado) tem variações no seu uso, verificou-se a viabilidade desta implementação. Até hoje o Grupo Eintracht usa o traje acima citado na versão Festtracht (uso nas festas) e com esta novidade será de ‘uso aos domingos’”, complementa Jane. Neste estudo, realizado por Jane e Hélcio Dieter Liesenberg, houve pesquisa in loco, informações foram obtidas com o grupo de dança alemão “Die Steinbeckers”, localizado em uma cidade próxima a Braunschweig, que forneceu as fontes de consulta.
No dia 28, na abertura da exposição, ocorre também o levantamento do Maibaum, comemorando os 120 anos do Clube Recreativo e Cultural Concórdia. “O Maibaum é uma comemoração típica da Europa que no mês de maio vê o despertar das flores, da vida, das plantas. Esta comemoração se dá, portanto, na primavera europeia. O Eintracht ligou esta comemoração ao dia 3 de maio que é a fundação da entidade. Nela dançamos, homenageamos e comemoramos a vida”, celebra Jane.
EINTRACHTVOLKSTANZGRUPPE
O Grupo Folclórico Alemão Eintracht foi criado na cidade de Blumenau, em 3 de maio de 1987, por um grupo de jovens, membros da Igreja Luterana. Tem por objetivo mostrar à sociedade um pouco da cultura e das tradições alemãs. Desde então, o grupo Eintracht cresceu e desenvolveu o trabalho dentro de uma linha clara e objetiva de folclore, com apresentações em alguns estados do Brasil como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás. É filiado ao Clube Recreativo Esportivo e Cultural Concórdia de Itoupava Central e possui atualmente cerca de 50 integrantes, divididos em duas categorias, adultos e infanto-juvenil. Acompanhe as novidades pelo www.facebook.com/eintrachtvolkstanz
SERVIÇO
Exposição de trajes do acervo Eintrachtvolkstanzgruppe
Abertura 28 de abril, das 9h30 às 11h30
No Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau (Rua Doutor Pedro Zimmermann, 10377, Itoupava Central, Blumenau)
A exposição segue até o dia 31 de maio, de terça a sábado, das 10h30 às 16h30min
Entrada gratuita e aberta à comunidade
Na abertura da exposição ocorre o levantamento do Maibaum e apresentação de dança folclórica do grupo Eintrachtvolkstanzgruppe e convidados, música pela Banda Musical Duque de Caxias, formada exclusivamente por crianças do bairro, comemorando os 120 anos do Clube Recreativo e Cultural Concórdia. Com arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão doados a Casa de Repouso Amor à Vida.