As ações do projeto Bordões ocorrem nos dias 25 e 26 de fevereiro, 02 e 03 de março, às 19h, e contarão com a presença dos artistas visuais Jean Tomedi e Felipe Coff
Produção sonora e arte plástica visual em construção, sintonia e comunhão. Nos dias 25 e 26 de fevereiro, 02 e 03 de março, o guitarrista, violonista, produtor musical e diretor artístico, Jackson Carlos apresenta uma série de lives-oficinas em parceria com dois artistas visuais expoentes e contemporâneos, Jean Tomedi e Felipe Coff. Onde irão falar sobre os processos criativos e desenvolvimento das obras do projeto Bordões. As apresentações são gratuitas e abertas a toda comunidade e ocorrem sempre às 19h pelo www.instagram.com/jacksoncarlosmusic
As oficinas on-line são as contrapartidas sociais do projeto Bordões, que contempla a gravação de um EP com quatro músicas em formato solo. Álbum que irá expressar a identidade, as nuances e as peculiaridades de cada instrumento proposto e que será lançado em todas as plataformas digitais do artista no dia 3 de março. O processo criativo entre música, artes visuais, segundo Jackson Carlos, é uma forma de reforçar a importância das atividades artísticas que acontecem nas cidades e seus reflexos. “As artes visuais são extensões importantes no conceito artístico de cada canção composta do projeto. Os artistas plásticos envolvidos no Bordões ilustram de forma sensível as canções “Thí” e “Saará”, por Jean Tomedi; e “Aurora” e “Geppetto”, por Felipe Coff. Processos esses que vamos apresentar e falar um pouco mais nas oficinas on-line”, afirma.
Conforme Jackson Carlos, o título Bordões faz referências aos instrumentos de cordas usados neste trabalho: a guitarra, os violões de cordas de aço e nylon, e contrabaixo. “O objetivo deste trabalho, além de fomentar a produção musical autoral, com base em pesquisa artística e interação entre arte sonora e plástica, é de trazer experiências e conteúdos tanto para o acervo de produção musical e artística de Blumenau, quanto para os artistas naturais deste município”, complementa o músico.
Há anos Jackson Carlos vem desenvolvendo estudos e pesquisas sobre as linguagens do jazz, música brasileira e instrumental. No projeto Bordões ele pretende apresentar um pouco dessas pesquisas em formato sonoro. “O fato de também trabalhar como produtor e diretor musical possibilita um olhar e um senso estético mais apurado sobre o projeto como um todo. Além de formar técnicas e expressões musicais para além da composição, buscando comunicar a linguagem de cada composição através dos timbres e sobre toda extensão do universo do áudio”, acrescenta.
O projeto Bordões, de Jackson Carlos, é viabilizado por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), no município de Blumenau.
JACKSON CARLOS
Guitarrista, violonista, produtor musical e diretor artístico brasileiro. Desenvolve pesquisa e estudo sobre o jazz e música brasileira. Atua na cena instrumental com grupos de jazz (standard), em formato solo e com seu trio (Jackson Carlos Trio).
JEAN TOMEDI
Artista plástico, arquiteto e urbanista brasileiro. Formado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). Atua nas artes visuais como muralista, pintor e escultor.
FELIPE COFF
Artista plástico brasileiro. Multifacetado, atua em várias frentes nas artes visuais, entre elas pintura, instalações artísticas, arte urbana, vídeo e escultura.
SERVIÇO
Lives-oficinas do projeto Bordões, de Jackson Carlos
25 e 26/02: Jackson Carlos com Jean Tomedi
02 e 03/03: Jackson Carlos com Felipe Coff
Sempre às 19h, pelo www.instagram.com/jacksoncarlosmusic
Gratuita e aberta a toda comunidade
Classificação etária Livre
Produção executiva: Fernanda Rickmann