Afeto e ancestralidade. Nos meses de maio e junho, as escolas EEB Belchior (de Gaspar), EEF Encano do Norte (de Indaial) e EEF Clara Donner (de Timbó) receberam o projeto Aquelas Que Moram Nela; peça de teatro voltada a jovens e crianças (de 6 e 10 anos), sobre ancestralidades, em um monólogo apresentado pela atriz Natele Peter. Cerca de 300 alunos prestigiaram a apresentação gratuitamente. Na peça, a menina tem um vínculo forte com sua avó e ao encarar uma mudança na sua vida, e na vida de sua mãe, ela vai encontrar nos laços de amor e sabedoria de suas ancestrais, e o amparo que precisa para seguir em frente.
“Aquelas que moram nela trouxe uma reflexão sobre o sentimento que a neta tem por sua avó, aquela que cuida e dá carinho, protege e ensina com sua experiência e vivência. A magia com que a neta busca nas histórias da avó coragem e alegria para construir uma nova vida em outra cidade encantou os alunos. Eles também se encantaram com o cenário e com a bela apresentação das artistas”, diz a diretora EEB Belchior, Rozangela Aparecida Alves Elias.
Segundo a produtora cultural e executiva do projeto, Soila Freese, Aquelas Que Moram Nela é o resultado de questões que permeiam os diálogos das artistas Natele Peter e Natália Curioletti ao longo dos últimos anos em seus trabalhos como atrizes em espetáculos para crianças e como arte-educadoras em diferentes contextos sociais. “Elas observaram também que as crianças têm cada vez menos acesso e conhecimento sobre as tradições de cultura oral, sobre as mitologias dos povos, brinquedos e brincadeiras populares, costumes e tradições das etnias negras presentes no Brasil”, explica Soila.
A diretora da EEF Encano do Norte, Telma Regina da Silva, comenta que a apresentação encantou os jovens. “O teatro é uma maneira das crianças viajarem para outros mundos. A peça de teatro foi um momento fantástico no ambiente escolar”, afirma. Já a coordenadora da EEF Clara Donner, Adriana Vinter, acrescenta que o projeto é uma excelente oportunidade às escolas: “Oportunizar aos alunos contato com peças teatrais é permitir momentos de apreciação à cultura e de aprendizagem, pois estas vivências sempre trazem reflexões”, pondera.
O projeto Aquelas que Moram Nela, de Natele Petersen, é viabilizado e premiado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura. Acompanhe a artista pelo www.instagram.com/natelepeter