0
Compartilhar

A abertura do evento ocorre a partir das 19h, no Museu de Arte de Blumenau, com entrada gratuita a toda comunidade

Obras de artes restauradas em destaque. Nesta quinta-feira, dia 4 de maio, 28 obras do acervo do Museu de Arte de Blumenau (MAB) voltam a ser prestigiadas pelo olhar do público após restauro, troca de chassis e ou molduras. As obras restauradas estarão na mostra Tempo e Obra: Marcas e Memórias, expostas na Sala Elke Hering, no Museu de Arte de Blumenau, durante a 2ª Temporada de Exposições do MAB. Além da apresentação das obras físicas, o evento contará com lançamento de catálogo digital, cujo link estará disponível para quem visitar a exposição. A abertura da mostra ocorre a partir das 19h, com entrada gratuita a toda comunidade, e classificação etária Livre. A mostra no MAB segue até dia 21 de junho, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h.

Obra de Heinrich Graf – Acervo Museu de Arte de Blumenau – Foto: Charles Steuck

O projeto de restauro é de autoria do artista plástico, historiador, pesquisador e membro do Conselho Consultivo do MAB, Arian Grasmuk, e segundo a gerente executiva do MAB, Mia Ávila, configura em um importante registro na história da arte de Santa Catarina. “Preservar patrimônio histórico, artístico e cultural valorizando acervos, é uma ação imprescindível. Tratar as coleções, protegê-las e torná-las usufruídas, demanda conscientização, recursos, técnicas específicas e estabelecimento de parcerias. A iniciativa do artista, professor, historiador e pesquisador, Arian Grasmück, propiciando a troca chassis, molduras de vinte e oito obras do acervo do MAB, contribuiu para a preservação de obras representativas do final do século XIX e meados do século XX, de autoria de dezenove artistas que  auxiliaram na construção da história da arte em Santa Catarina. Graças a essa iniciativa, as obras contempladas serão disponibilizadas em exposições presenciais e virtuais”, afirma Mia.

As obras restauradas são dos artistas: Alexandre Jacovleff (1887-1938), Alexandre Lenard (1910-1972); Berta Steielein (1903-1967); Franz Richard Becker (1879-1952); Hannelore Klomfass (1932); Hanns Augsburger; Hans Steiner (1910-1974); Heinrich Graf (1859-1934); Johannes Janzen (1883-1964); Klaus Klinger; Lisier; Orlando Ferreira De Melo (1922-2004); Paul Hering (1861-1942); Renate Rohkohl Dietrich (1918-1997); Rita Schwabe (1928-2012); Terezinha Barreto; Ubirajara; além de uma obra anônima e outra autor desconhecido.

Obra de Heinrich Graf – Acervo Museu de Arte de Blumenau
Créditos: Créditos: Foto: Charles Steuck

O secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann Neto, acrescenta que a preservação da história está associada à formação de uma memória coletiva e ao senso de pertencimento de um povo. “A arte ajuda na formação da história de maneira muito especial, cheia de nuances, enigmas e deslumbramentos. Este acervo preserva os olhares de um tempo”, diz o secretário. “O Museu perpetua esse olhar e o guarda para ser visitado hoje e amanhã, e esta missão de preservar a história é de todos nós, do Poder Público, da iniciativa privada, mas, sobretudo das pessoas”, conclui Sylvio Zimmermann Neto.

Obra de Franz Becker – Acervo Museu de Arte de Blumenau – Foto: Charles Steuck

O Projeto 000431 Restauração – Troca de Chassis e Molduras de Obras do Acervo do Museu de Arte de Blumenau (MAB), de Arian Grasmuk, é contemplado com o prêmio Museus/Patrimônio e Paisagem Cultural do Edital Elisabete Anderle – Edição 2022.

SERVIÇO
Mostra física e lançamento de Catálogo Digital Tempo e Obra: Marcas e Memórias, 28 obras restauradas
Na abertura da 2ª Temporada de Exposições no Museu de Arte de Blumenau (MAB)
Dia 4 de maio
Às 19h: conversa com curadores e artistas expositores
Às 20h: abertura da 2ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poema e apresentação musical
No Museu de Arte de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro, Blumenau/SC)
Visitação: Até 21 de junho, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas podem ser agendadas pelo telefone (47) 3381 6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada gratuita.

Documentário “Blumenau(ta): a Cidade Começa no Rio” já está disponível no YouTube, após sucesso em noite de lançamento, em Blumenau

Post anterior

Palhaça Cachaça circula de bicicleta pelas ruas de cinco cidades de Santa Catarina de maio a junho

Próximo post

Leia também