0
Compartilhar

Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade

Arte da palhaçaria, encontros, afetos e (in)formação. De 5 a 9 de junho, de quarta-feira a domingoBlumenau recebe o 1º FESPA – Festival de Palhaçaria com uma programação ampla, variada, inclusiva e descentralizada. As ações acontecerão na Secretaria de Cultura de Blumenau; na Universidade Regional de Blumenau (FURB); na praça do Teatro Carlos Gomes; na E.B.M Bilíngue Gustavo Richard; na Associação Casa São Simeão; na Rua XV de Novembro e na GreenPlace Park, além de uma ação extra na EEB. Prof. Honorio Miranda, em Gaspar. O Festival contará com três atrações convidadas e mais cinco espetáculos selecionados do estado de Santa Catarina; além de duas oficinas formativas de palhaçaria, mais um cortejo artístico pelas ruas de Blumenau, uma roda de conversa e um Cabaré de palhaçaria. Todos os espetáculos abertos ao público contarão com tradução em LIBRAS e todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade.

Palhaças Marga e Margarete – anfitriãs do FESPA – Foto: Ruth Rodrigues

O projeto FESPA – Festival de Palhaçaria é contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/margaemargarete

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
FESPA – 1º Festival de Palhaçaria, de 5 a 9 de junho, em Blumenau
Todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade

Dia 5 de junho, quarta-feira, às 9h e às 14h
Oficina “Um Caminho Para Si Mesmo”, com a Cia Circo Íris (Canelinha)
Local: EBM. Bilingue Gustavo Richard – Blumenau/SC
Sinopse: A oficina de jogos circenses e de palhaçaria expõem os participantes à jogos de integração e socialização, equilibrismo, acrobacia, malabarismo e palhaçaria em um espaço acolhedor para que todas as pessoas participantes desfrutarem dos exercícios com disponibilidade criativa e física percorrendo caminhos para conhecerem a si mesmos, seus limites e potências a partir da presença brincante.
Classificação indicativa LIVRE.

Dia 6 de junho, quinta-feira, às 10h e às 14h
Apresentação Palhaçada à la CARTE, do grupo Traço Cia (Florianópolis)
Local:  EEB Prof. Honório Miranda – Gaspar/SC
Sinopse: A CARTE – Comissão Auditorial Responsável pelas Toxinas Emocionais – é convocada para controlar uma estranha epidemia que vem preocupando as autoridades.
Agentes, “altamente treinados”, colocam em teste uma inovadora receita palhacística que erradicará as toxinas que sufocam a humanidade. A conturbada relação revelará os ingredientes perfeitos para desintoxicar a vida: alimentar o coração.
Duração: 48 minutos
Classificação indicativa LIVRE.

Dia 6 de junho, quinta-feira, às 16h
Apresentação Os Amantes – Tragédia Sonora Quase Romântica, Cia. Divalhaças (Blumenau)
Local:  Casa São Simeão – Escola Agrícola – Blumenau/SC
Sinopse: Quando o amor não cabe no peito ele salta garganta afora. Neste espetáculo musiclown os Palhaçes Rouse Lopes e Tutulio irão embalar os corações, acompanhado pelas notas musicais do Pianista Rodrigo Tranquilo, enquanto histórias são contadas e cantadas. Um espetáculo brega, boêmio e sonoramente tragicômico.
Gênero: Comédia Musical
Duração: 80 minutos
Classificação Indicativa: 16 anos.

Dia 6 de junho, quinta-feira, às 19h45
Nome: Abertura Oficial do FESPA
Local: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais

Dia 6 de junho, quinta-feira, às 20h
Apresentação O Pano e a Soprano, da Cia Esquina Cômica (Florianópolis)
Local: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais – Auditório Carlos Jardim
Sinopse: No palco do espetáculo O Pano e a Soprano acontece o encontro entre um faxineiro anônimo, Palhaço Billy, e uma glamourosa cantora rural, Palhaça Papoula. Ela vem pra cantar e contar sua saga para ser uma mulher amada, rindo e chorando das armadilhas pelo caminho. Ele só precisa manter o espaço limpo para o grande evento, mas seu fanatismo pela cantora e sua compulsão por limpeza transformam o show num caos. Lutando para que tudo dê certo, a dupla vai lidando com tudo dando errado! Mas o que é dar certo? E o que é dar errado?
Duração: 80 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos.

Dia 7 de junho, sexta-feira, às 19h
Apresentação Tet a Tét, da Cia de La Curva (Chapecó)
Local: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais – Espaço Elfy Eggert
Sinopse: Parvo e Capitã, duas figuras vindas do futuro, criadores do M.R.A. – Movimento de Resistência Analógico – chegam a este tempo motivadas por uma missão: fortalecer as conexões humanas. O espetáculo-jogo, sob o olhar dos palhaços, questiona sobretudo a qualidade de nossas interações ao vivo.
Duração: 45 minutos
Classificação Indicativa: 10 anos.

Dia 7 de junho, sexta-feira, às 20h15
Apresentação Quizumba, Loi Lima, do Indômita Cia (São Paulo/SP)
Local: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais – Auditório Carlos Jardim
Sinopse: Quizumba é um divertido espetáculo de palhaçaria, voltado ao público infantil, que versa sobre a importância da memória e ancestralidade na formação de referencial, pertencimento e autoestima das crianças. Utiliza-se de três linguagens artísticas principais: palhaçaria, manipulação de bonecos e música.
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa LIVRE.

Dia 8 de junho, sábado, às 9h e às 16h
Oficina “O Erro Que é Acerto”, com  Loi Lima (São Paulo/SP)
Local: Universidade Regional de Blumenau – FURB – Sala 125
Sinopse: O encontro, a ser ministrado para artistas da cena com experiência anterior, tem como objetivo fomentar a instrumentalização des artistas para maior possibilidade de exploração do corpo e tempo cômico. A mentira ” O erro que é acerto” será dividida em dois encontros de 3h de duração cada e abordará princípios básicos da comicidade física, através da troca de saberes sobre quedas, cascatas e alguns elementos da luta livre Circense.
Duração: 5 horas
Classificação: 16 anos com experiência prévia em Teatro.

Dia 8 de junho, sábado, às 17h30
Apresentação: Bailinho As Mareadas, do grupo As Mareadas (Balneário Camboriú)
Local: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais – Espaço Elfy Eggert
Sinopse: É um espetáculo de músicas infantis super interativo e para todas as idades, com conteúdo artístico, mesclando música ao vivo e palhaçaria. O espetáculo traz um repertório tanto de composições autorais e inéditas das Palhaças Sollí e Sorella (Bruna Pierami e Monique Neves), como também as já consagradas e conhecidas músicas do universo infantil de domínio público.
Duração: 55 minutos
Classificação Indicativa LIVRE

Dia 8 de junho, sábado, às 20h
Apresentação Vô me escondÊ Aqui!, da Cia do Nariz Inquieto (Florianópolis)
Local: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais – Auditório Carlos Jardim
Sinopse: Chove torrencialmente! Curalina precisa se esconder da chuva. Entra num recinto e dá de cara com o público. Aproveita o momento para compartilhar suas emoções e se satisfazer com o prazer de contar histórias enquanto espera a chuva passar. Quando a chuva passa, se despede e continua sua jornada pela vida.
Duração: 45 minutos
Classificação Indicativa LIVRE.

Dia 9 de junho, domingo, às 10h
Apresentação La Perseguida, Teatro Vagamundo (Balneário Gaivota)
Local: Praça do Teatro Carlos Gomes
Sinopse: La Perseguida, inspirado em grandes números clássicos de palhaços, é diversão garantida para todas as idades! Melancólico, dócil e cruel, Rabito espera pelo grande amor de sua vida em meio a números circenses. O espetáculo é nutrido pelo improviso, criando armadilhas para o público aventurar-se em uma vivência intensa e comovedora ao lado do Palhaço Rabito. Na espera pelo seu grande amor, metáfora para tudo aquilo que desejamos na vida, Rabito explora com entusiasmo cênico cada minuto do encontro com o público, mediante brincadeiras, gags e provocações. A espontaneidade desse encontro entre o público e o palhaço faz da espera um momento de entrega ao acaso, um instante mágico que merece ser vivido por cada um de nós.
Duração: 55 minutos
Classificação Indicativa LIVRE.

Dia 9 de junho, domingo, às 11h20 às 12h
Cortejo Artístico “A FesPa tá Solta”
Local: Rua XV de Novembro – Centro – Blumenau/SC
Sinopse:A Fespa tá Solta é um cortejo artístico que encantará a rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau. Palhaças e palhaços de todo canto desfilam com alegria e diversão colorindo a rua da cidade. A concentração dos artistas acontecerá na praça do Teatro Carlos Gomes e seguirá até a Secretaria de Cultura de Blumenau. Podem participar da ação, profissionais e amadores das artes, estudantes, brincantes, agitadores e qualquer pessoa interessada em se divertir.
Duração: 40 minutos
Classificação Indicativa LIVRE.

Dia 9 de junho, domingo, às 15h às 16h30
Roda de Conversa “Papo, Prosa e Palhaçaria”, com Catarina Kinas, Ingrid Afonso Lucas e Drica Santos
Local: GreenPlace Park, bairro Garcia
Sinopse: Este encontro terá como disparadora a frase: Rir é um ato Político!? Nesse bom papo, teremos um café gostoso e as convidadas especiais, as atrizes e palhaças: Rafaela Kinas, Drica Santos e Ingrid Alfonso Lucas. A roda de conversa é destinada a todas as pessoas interessadas nessa temática. Com acessibilidade em Libras.
Duração: 1h e 30 minutos
Classificação indicativa LIVRE.

Dia 9 de junho, domingo, às 19h30
FesPeira Cabaré, com as apresentadoras: Marga e Margarete
Local: GreenPlace Park, bairro Garcia
Sinopse: FesPeira é aonde as FesPas se encontram para festejar. Um misturado de palhaças e palhaços. Um cabaré! Cenas, números, mostras e performances de artistas de todo lugar.
Tudo isso, costurado e apresentado pelas estupendas e ousadas Marga e Margarete.
Duração: 80 min
Classificação indicativa: 14 anos.

Todos os espetáculos abertos ao público contarão com tradução em LIBRAS e todas as ações são gratuitas e abertas à comunidade.

Palhaças Marga e Margarete – anfitriãs do FESPA – Foto: Ruth Rodrigues

FICHA TÉCNICA FESPA
Produção geral: Ana Acácia
Produção Executiva: Natele Peter
Produção cultural: Ingrid Alfonso Lucas
Produtor de espetáculo: Sid Ditrix
Produtora de espetáculo: Natalia Curioletti
Intérprete de Libras: Cynthia Philippi
Design Gráfico: Lucas Mendes
Fotografia: Ruth Rodrigues
Social media: Cia Divalhaças
Divulgação cultural/AI: Nane Pereira Comunicação e Arte.

Cerca de 500 pessoas prestigiaram os concertos em violino e violão do Duo Girardello & Pofahl, pelo projeto História do Tango, no Vale do Itajaí

Post anterior

Apresentação do Espetáculo [In] Fixo e oficina de dança, da Cia Mov In, chegam a Itajaí nesta quarta-feira, 5 de junho

Próximo post

Leia também