Em três anos de circulação o Histórias Fora da Caixa levou apresentações teatrais e oficinas de jogos teatrais e literatura para professores, auxiliares e estudantes, nas cidades de Blumenau, Indaial, Gaspar, Botuverá, Guabiruba, Luiz Alves, Brusque, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, com todas as ações gratuitas
A história contada, que leva aos ouvidos afetos, e, aos corações, encantamento. Cerca de 5 mil crianças e educadores receberam a circulação do Histórias Fora da Caixa, projeto que, desde 2022, circula pelas cidades de Blumenau, Indaial, Gaspar, Botuverá, Guabiruba, Luiz Alves, Brusque, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Ao todo, o projeto Histórias Fora da Caixa contemplou 84 apresentações teatrais e 11 oficinas de jogos teatrais e literatura para professores, auxiliares e estudantes, em escolas da rede pública de ensino do Vale do Itajaí. Todas as ações do projeto – idealizado e apresentado pela atriz, diretora de teatro e arte-educadora, Natália Curioletti – foram gratuitas e voltadas às instituições contempladas.
“Realizar mais de 80 apresentações ao longo desses três anos trouxe para o espetáculo Histórias Fora da Caixa um grande crescimento e muitas descobertas. Encontrar tantas crianças em diferentes cidades e com diferentes contextos culturais e sociais me traz, como artista, a afirmação da urgência e necessidade da arte profissional chegar às comunidades”, afirma a atriz, Natália Curioletti. “A arte, neste caso o teatro e a literatura, tem um poder enorme no desenvolvimento da linguagem, da leitura e do pensamento crítico na criança. Ter acesso a obras de arte proporciona o engrandecimento do imaginário e da criatividade”, complementa. A arte-educadora ainda acrescenta que a escola pode e deve ser um lugar de encontro afetivo em prol da aprendizagem e o teatro é um aliado nesse sentido. “A maior afirmação ao realizar um projeto assim é: precisamos, nós como sociedade, investir urgentemente em arte e cultura para crianças e adolescentes; a arte humaniza e transforma o sujeito e a sociedade”, conclui Natália.
No espetáculo teatral “Histórias Fora da Caixa”, a personagem “Margarida” adora ler e contar histórias; ela vai a lugares onde têm crianças com poderes da imaginação capazes de abrir a “Caixa Mágica”. Da caixa saem livros, sempre diferentes para serem compartilhados com quem quiser; o que encanta não só as crianças, mas também os educadores. “Receber o projeto em nossa escola foi muito significativo. Foram momentos muitos especiais, nos quais os alunos e professores puderam apreciar a arte da contação de histórias. É de grande importância que projetos como esse cheguem aos espaços escolares públicos para podermos proporcionar acesso democrático dos alunos à Arte e Cultura”, garante a diretora da EM Professor Nestor Margarida, de Timbó, Andressa Karolina Bruske Korczagin.
Para a diretora da Escola Curt Brandes, de Pomerode, Rosa Maria Landeira Beck, o projeto foi de muita relevância. “Nossos alunos tiveram a oportunidade de ampliar seu repertório cultural e conhecer essa atividade artística de maneira lúdica. Valioso também foi a contemplação dos nossos alunos, em especial com o cenário e o figurino e a atenção na contação de história. Somos muito gratos a toda equipe que nos proporcionou esse maravilhoso evento”, diz.
O assessor da diretoria na EEB Gov Ivo Silveira, de Brusque, Lucas Maurici, salienta que o Projeto Fora da Caixa foi um sucesso na escola. “Destacando-se pelo profissionalismo e engajamento dos artistas que apresentaram o espetáculo. O projeto trabalhou o lúdico infantil de forma envolvente. Iniciativas como essa são fundamentais para democratizar o acesso à cultura, enriquecendo a experiência educacional das crianças”, conclui.
A produtora executiva do projeto, Soila Freese, da Soi Arte e Cultura, ressalta a importância da Lei de Incentivo à Cultura e dos patrocinadores para viabilização do projeto. “Sem os patrocinadores, não conseguiríamos chegar onde chegamos. O apoio nos permitiu levar arte, cultura e formação para estudantes em 22 escolas da rede pública de ensino em 11 cidades do Vale do Itajaí, em Santa Catarina”, assegura. O projeto Histórias Fora da Caixa é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet (PRONAC 191805), e conta com patrocínio da Eletrobras CGT Eletrosul, Texneo, Schutze Supermercados.
NATÁLIA CURIOLETTI
É atriz, diretora de teatro e arte-educadora. Trabalha com teatro desde 2003. Formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) no curso de Bacharelado em Artes Cênicas, em 2006, e Licenciatura em Teatro, em 2007. Especialista em Encenação Teatral pelo Instituto Gene, em 2009. Especialista em Arte e Educação pela Uniasselvi, em 2021. Desenvolve projetos artísticos e educacionais em teatro. Acompanhe toda a programação e as novidades pelo www.instagram.com/historiasforada.caixa