O Grupo de Trabalho Oficinas, da quarta edição do Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas (COLMEIA) traz nos dias 19 e 20 de setembro, no Teatro Carlos Gomes, nove oficinas. A programação mostra o aprendizado e interação da arte, como fotografia cega, danças diversas, artesanatos e eletroacústicas, trazendo conceitos e técnicas diferentes de cada oficina. O moderador do GT, Felipe Colvara, afirma que “ninguém define o que é arte e o que não é arte. Cada ‘oficineiro’ tem sua característica própria ao mesmo que tem em comum a vontade de mostrar de onde a arte se originaliza”.
Colvara está presente no COLMEIA desde o início, como artista e moderador. Porém, o GT Oficinas surgiu oficialmente a partir da segunda edição do projeto. “No começo a ideia era que cada GT tivesse uma oficina própria, para que o COLMEIA também tivesse a parte educacional”. Sendo um evento coletivo e multidisciplinar, direciona o público ao aprendizado, aplicando a disciplina de uma forma interativa. Um exemplo disto é a oficina de Experimentações de Movimento com Jão Nogueira, que traz a arte de ensinar o movimento em si. Serão discutidas questões de movimento e dança entre outras dúvidas que o público possa ter sobre o assunto.
Desafio
Fotografar às cegas será um desafio interessante que os inscritos terão com Mariana Florêncio, levando as pessoas para fora do teatro fechado, onde caminharão vendados, utilizando a audição e o tato para fotografar. O objetivo é instigar o fotógrafo (amador ou profissional) a utilizar a percepção para tirar as fotos. Fazer uma imagem com um equipamento fotográfico é comum, mas fazer um movimento utilizando efeitos sonoros é algo inusitado e curioso que também será apreciado pelo público. Heloisa Karlberg e Rosa Dominguez trarão novas técnicas de utilização das cores primárias, secundárias, terciárias, complementares, análogas, cores-luz e opacas, com apresentação de slides, apreciação de exemplos e práticas pedagógicas para melhor fixação do conteúdo.
Estas oficinas e muitas outras compõem o GT Oficinas. Felipe Colvara, além de moderador, é também participante ativo do COLMEIA. O moderador expõe suas fotografias desde o início do projeto. Na primeira edição do evento só aconteceram duas oficinas, a de fotografia com ele mesmo, e de música com Filipe Burgonovo. A repórter fotográfica Rafaela Martins aproveitou a luz e o momento em que Filipe tocava seu violão, e tirou a primeira foto oficial do projeto, que foi publicada no Jornal de Santa Catarina.
A programação do evento está disponível na plataforma online issuu.com/coletivocolmeia. Acompanhe as notícias e as novidades pelo www.facebook.com/coletivocolmeia
Texto produzido pelo GT Jornalismo Voluntário
Acadêmicos de Jornalismo da FURB: Ana Cláudia Kostetzer e Jaine Bagattoli.
Supervisão e orientação: professor Sandro Galarça
Jornalista responsável: Nane Pereira