0
Compartilhar

Capa do livroO evento de estreia do livro ocorre na Fundação Cultural de Blumenau, às 19h

A poesia construída por meio da pesquisa e do tempo. Tempo esse de construção, do homem, do poema. No dia 8 de setembro, às 19h, o escritor Marcelo Steil lança o livro “Arquipélago de Eclipses”, no espaço Elfy Eggert, na Fundação Cultural de Blumenau. O autor estuda poesia há mais de trinta anos, e a obra é resultado de um trabalho de pesquisa no campo da expressão poética. No livro de Steil, estão inclusos dez títulos inéditos, que englobam tanto a pesquisa, com poemas milimetricamente construídos, como os “Poemas de Carpintaria”; quanto poemas mais abstratos, como o próprio “Arquipélago de Eclipses”. A entrada do evento é franca e durante à noite serão distribuídos gratuitamente 300 exemplares ao público.

Segundo Marcelo Steil, a obra “Arquipélago de Eclipses” demorou mais de uma década para ficar pronta. Inicialmente, sob a ótica da pesquisa em literatura, o livro apresenta as análises poéticas do autor, o que acabou sendo relevante a ele nos últimos quinze anos de sua produção. “Não se trata de um livro casual, fruto de motivação egóica, e sim do resultado de um convívio diário com a poesia, ou seja, apesar de eu não ter publicado nada nestes quinze anos, eu vivi a poesia todos os dias e escrevi outras tantas neste período”, diz.

A obra “Arquipélago de Eclipses” é patrocinada pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau. A arte do livro foi produzida pelo artista Tchello d’Barros; a revisão de texto, pelo jornalista Gervásio Luz; e, a coordenação editorial, pela escritora Terezinha Manczak. Acompanhe as notícias e as novidades pelo Facebook: Marcelo Steil

Marcelo Steil – Foto: Arquivo pessoal/Divulgação

O AUTOR
Marcelo Steil é escritor e professor universitário. Nasceu em Blumenau, Santa Catarina. É formado em Engenharia Metalúrgica (UFRS) e mestre em Literatura Brasileira (UFSC). Foi presidente da União Brasileira de Escritores de Santa Catarina e da Sociedade Escritores de Blumenau. Publicou Sonhos Além Sóis (Ed. Do Autor, Porto Alegre, 1989), Asa no Olho (Ed. Semprelo, Florianópolis, 1992), Riovário (Ed. Letras Contemporâneas, 1995), Fogofurto (Ed. da UFSC, 1996), todos de poemas. Publicou também Uma Viagem Só de Chegada (Ed. da FURB e Ed. da UFSC), ensaio sobre poesia em idioma alemão em Santa Catarina, além de organizar os títulos: Desvendar o Tempo (HB Editora, 2002, Blumenauaçu), coletânea de escritores de Blumenau (Ed. Cultura em Movimento), e Um Rio de Letras (Antologia da Sociedade Escritores de Blumenau).

SERVIÇO:
Lançamento do livro “Arquipélago de Eclipses”, de Marcelo Steil
8 de setembro, às 19h
Fundação Cultural de Blumenau, no Espaço Elfy Eggert (Rua XV de Novembro, 161, Centro)
Entrada gratuita
Livro: 180 pgs. Distribuição gratuita na noite do evento.

Grupo Folclórico Alemão Eintracht faz exposição de traje típico e histórico em Blumenau

Post anterior

Cantor e compositor John Mueller faz show em Porto Alegre, no dia 29 de setembro

Próximo post

Leia também