O evento ocorre às 20h, na Paróquia Luterana Centro, e cerca de 250 CDs serão distribuídos gratuitamente ao público, por ordem de chegada
Música clássica, ritmos brasileiros, influências africanas, folclore nacional e muita determinação. Estes são os elementos do novo trabalho do Quarteto de Violões de Blumenau, que lança, no dia 25 de novembro, o álbum “Música Brasileira”. O concerto, com entrada franca e aberta ao público, ocorre às 20h, na Paróquia Luterana Centro, em Blumenau, e cerca de 250 CDs serão distribuídos gratuitamente ao público (por ordem de chegada). O Quarteto de Violões de Blumenau, formado pelos músicos Daniel Mueller, Hugo Henrique Grah, Mailon Bugmann e William Pofahl, apresenta neste trabalho obras de três dos maiores compositores da música clássica brasileira: Heitor Villa-Lobos (1887-1959), Francisco Mignone (1897-1986) e Mozart Camargo Guarnieri (1907-1993). O projeto “Quarteto de Violões de Blumenau” com o álbum “Música Brasileira” é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau.
“O Quarteto abraçou o repertório com muito entusiasmo. Isso sinalizava que havia entre os integrantes uma cumplicidade no gosto musical, fator fundamental para um grupo alcançar bons resultados, sobretudo, frente às exigências de uma leitura musical cuidadosa que obras como essas exigem. Evidentemente que a experiência inicialmente pretendida levava, também, em consideração uma abordagem musical mais profunda que foi plenamente correspondida pelo grupo”, explica o diretor artístico do projeto e músico, Tadeu do Amaral, integrante do Brazilian Guitar Quartet e vencedor do Grammy Latino, em 2011.
Segundo Tadeu, o álbum tem um fator simbólico importante, representando um ponto de partida para um trabalho que poderá render bons frutos. “O exercício da música de câmara é antes de mais nada confrontar e respeitar ideias, saber tomar decisões frente a estas ideias, sempre a favor da música. O Quarteto de Violões de Blumenau colocou isto em prática, demonstrando que, independente de qualquer situação, poderá trilhar um caminho especial”, acrescenta o diretor artístico.
“Música Brasileira” é o primeiro CD do Quarteto. Possui uma formação com afinações diferenciadas, um violão mais agudo (uma quarta acima – LA) e um violão mais grave (uma quinta abaixo – LA), que, conforme o violonista, Mailon Bugmann, possibilita explorar com esta extensão arranjos e transcrições de obras orquestrais e de piano. Peças como: “Prelúdio – Bachianas IV”, “Brincadeira – Quarteto de Cordas I”, “Saltando Como Um Saci – Quarteto de Cordas I”e “New York Skyline”, de Villa-Lobos; “Lundu”, “Lenda Sertaneja” e “Congada”, de Francisco Mignone; “Improviso II”, “Improviso IV”, “Valsa nº 8”, “Valsa nº 9” e “Dança Negra”, de Camargo Guarnieri, fazem parte do álbum e serão apresentadas no concerto.
No dia 23 de novembro, às 20h, o Quarteto de Violões de Blumenau também fará um recital no Auditório do Bloco T, da Universidade Regional de Blumenau (FURB), para alunos e professores do curso de Música da instituição. Acompanhe as notícias e as novidades pelo www.facebook.com/quartetodevioloesdeblumenau
SERVIÇO:
Concerto e lançamento do álbum “Música Brasileira”, do Quarteto de Violões de Blumenau
25 de novembro, às 20h
Na Paróquia Luterana Centro (Rua Amazonas, 119), em Blumenau
Entrada gratuita e aberta ao público