A obra Sonho – O despertar da procura será distribuída gratuitamente ao público presente na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, das 9h30min às 12h
Da infância, ele trouxe a paixão pela pintura e a lembrança de histórias que ouvia da avó materna, dona Cecília – de descendência portuguesa – e da sabedoria do pai, Marcos – de origem africana. Uma mistura de culturas e saberes unificados na memória de um garoto curioso e presente na obra de um artista provocador. É com esse enredo que Lourival Marcos Cardoso, popularmente conhecido como L. Marcol, lança o livro Sonho – O despertar da procura, no dia 6 de maio, às 9h30min, na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, em Jaraguá do Sul. A entrada é gratuita e os exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente para o público presente. No dia, haverá uma miniexposição com obras do artista plástico. O livro-arte foi contemplado pelo prêmio concedido pela Fundação Municipal de Apoio à Cultura de Jaraguá do Sul, o projeto gráfico é do designer catarinense Roberto Lanznaster e a coordenação editorial é da produtora cultural Soila Freese.
“Cresci ouvindo histórias de meus antepassados, por pessoas importantes da minha vida. Ficava impressionado e sonhava. Catalogava em rabiscos os meus sonhos e depois pintava os quadros. Contando a minha trajetória por meio de histórias antigas no momento presente do meu passado”, diz L. Marcol.
Sonho – O despertar da procura reúne as principais obras produzidas por L. Marcol e conta por meio de imagens a trajetória do artista. Natural de Joinville, Santa Catarina, na adolescência foi morar na capital paranaense, Curitiba, época em que a veia artística aflorou. Mora em Jaraguá do Sul desde 1975, local onde construiu a vida, amadureceu artisticamente e produziu diversos trabalhos que hoje estão espalhados, principalmente, pelos estados do Paraná e de Santa Catarina. Apesar de esboçar os primeiros traços ainda na infância, foi somente quando se aposentou, no início dos anos de 2000, que L. Marcol mergulhou de corpo e alma em seus personagens e em suas cores vibrantes. Obras que fazem alusão a raças e costumes e chama a atenção pela beleza e dramaticidade única, revelando sentimentos de alegria, solidão e sofrimento. Não demorou muito tempo para o artista se firmar como pintor ousado ao misturar diversas fases das arte em seu trabalho.
O ARTISTA
Lourival Marcos Cardoso (L. Marcol) nasceu em Joinville, Santa Catarina, em 23 de novembro de 1947. Na cidade de Jaraguá do Sul ele construiu sua vida, amadureceu artisticamente e produziu diversas obras que hoje estão espalhadas, principalmente, pelos estados do Paraná e de Santa Catarina. Com apenas cinco anos já nasciam alguns traços do pequeno artista, porém foi na vida adulta que ele aprimorou sua arte. Estudou desenho na Casa da Cultura e pintura na Casa Das Artes, ambas em Joinville. Neste processo, a presença de artistas como Hamilton Machado e da professora Linda Suzana Poll o influenciaram para sempre.
L. Marcol passou a se dedicar integralmente à pintura depois de sua aposentadoria, no início dos anos 2000, porém na década de 1980 participou de exposições coletivas como: Jovem Arte Sul e PAN’ARTE 81, neste último recebeu a premiação de 3º lugar com o quadro “Transe”. Em 2003, o quadro “Pose e Paranoia” foi uma das obras selecionadas da exposição coletiva “Perspectiva”, em Jaraguá do Sul. No ano seguinte, a obra “A espera” foi premiada no 2º Salão dos Novos de Blumenau. Em 2004, mais uma conquista, o 3º lugar no concurso “Pinte a História – 129 anos de Jaraguá do Sul” com a obra “Visão”. “Sonho – O despertar da procura” (2005 – Joinville) foi a primeira e única exposição individual oficial de L. Marcol, com a curadoria da artística plástica Linda Poll. O livro Sonho – O despertar da procura (2017) é um registro das obras produzidas por L. Marcol nas últimas quadro décadas. Uma forma de manter viva a sua arte, divulgar o seu trabalho como artista e inspirar novos artistas a contar por meio de suas obras uma história.
SERVIÇO
Lançamento do livro Sonho – O despertar da procura, de L. Marcol, e miniexposição das obras do artista
No dia 6 de maio, das 9h30min às 12h
Na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa (Av. Getúlio Vargas, 245 – Centro, Jaraguá do Sul/SC)
Entrada gratuita
Livros serão distribuídos gratuitamente ao público presente
Produção executiva: Mono Produções Culturais
Projeto gráfico: Roberto Lanznaster
Coordenação editorial: Soila Freese