Audiovisual, arte circense, experimentação artística e as mulheres na ciência. O projeto Palhaçaria Científica: Mulheres Na Ciência, idealizado pela atriz Márcia Gonzaga (Palhaça Cachaça), acaba de lançar os últimos capítulos da série de episódios de criação de espetáculo em vídeo pelo canal www.youtube.com/@PalhacaCachaca
“A série é um experimento artístico que dialoga a palhaçaria e a ciência na figura de uma mulher. Nisto, de forma sutil e humorada, se levantam questões sobre os espaços ocupados pela mulher na sociedade, na comicidade e na ciência. Sua importância se justifica por ser um trabalho que busca o público infanto-juvenil, considerando o estágio escolar dessa faixa etária como um lugar de debate das questões sexistas do mercado de trabalho”, afirma Márcia. “A linguagem da palhaçaria vem como um condutor que propõe esse debate de forma lúdica, leve e crítica. A Palhaça Cachaça como atuadora do trabalho experimental se torna uma bandeira viva, de uma mulher que sonhou em ser cientista quando criança e virou palhaça; e também pelo contato do público de uma palhaça mulher, que já carrega questões sexistas na própria palhaçaria, uma arte historicamente protagonizada por homens”, complementa a atriz.
Márcia Gonzaga nasceu em Santos, São Paulo, é idealizadora e proponente do projeto, e pesquisa a palhaçaria desde 2016, ano em que veio morar em Santa Catarina, para fazer mestrado na UDESC em Florianópolis, e, estudar na Escola de Palhaços do Circo da Dona Bilica. Sua pesquisa acadêmica aborda a comicidade de mulheres, envolvendo a bufonaria e a palhaçaria. Em 2018, então, surge a Palhaça Cachaça, no espetáculo Manicômicas, dirigido por Karla Concá (RJ), apresentado em vários pontos da cidade e na sua residência, o qual serviu como espaço cultural e artístico (Morada Cênica – Florianópolis).
Desde 2023, pesquisa também a palhaçaria interventiva, como no trabalho “Volto Logo: Travessias e Travessuras da Palhaça Cachaça”, orientado por Ricardo Puccetti (Lume – Campinas – SP). Nesta intervenção, a palhaça interage com as pessoas pelas ruas das cidades com uma bicicleta adornada por objetos inusitados, procurando o encontro dela com o público transeunte. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle (2022).
O projeto Palhaçaria Científica: Mulheres Na Ciência é contemplado pela Lei Paulo Gustavo D+ Áreas, SC/2023, da Fundação Catarinense de Cultura. Como contrapartida social, o projeto ainda levou rodas de conversa e intervenções com a palhaça Cachaça à EEB Arnoldo Agenor Zimmermann, em Gaspar; e EBM Alberto Stein, em Blumenau. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/palhacacachaca
SERVIÇO
Série Palhaçaria Científica: Mulheres Na Ciência, por Márcia Gonzaga
Pelo canal www.youtube.com/@PalhacaCachaca
Duração: de 3 a 7 minutos, cada.
FICHA TÉCNICA DO PROJETO
Palhaça e produtora executiva: Márcia Gonzaga
Orientação e direção artística: Ana Acácia
Fotografia e vídeo: Ruth Rodrigues
Audiodescritora: Mara Rubian Matteussi Garcia Kortelt
Divulgação cultural/AI: Nane Pereira Comunicação e Arte.