As vivências na área de Educação Musical foi gratuito e ministrado pelas artistas Bruna Hedler e Clara Mendes
Reaprender movimentos, sons, cuidados com a voz; relembrar o afeto da musicalidade que se carrega no corpo. No primeiro semestre de 2024, cerca de 200 profissionais de Centros de Educação Infantil de Blumenau receberam oficinas do projeto O Corpo do Som; as vivências na área de Educação Musical, gratuitas e ministradas pelas artistas Bruna Hedler e Clara Mendes.
“A oficina O Corpo do Som foi e é de suma importância, pois o seu principal anseio é trazer vivências musicais para os corpos, muitas vezes anestesiados pelo sistema. As vivências trouxeram momentos de afeto, movimento, canto, discussão sobre o repertório, escuta ativa e atravessamentos de ambos os lados, colaborando na ampliação de repertório cultural das professoras”, explica a especialista em educação musical e oficineira, Bruna Hedler.
As ações ocorreram de fevereiro a junho, nos CEI Anilda Batista Schmitt, CEI Emília Piske, CEI Edgar Sasse, localizados no bairro Fortaleza; CEI Hilca Piazera Schneider, no bairro Água Verde; CEI Prof. João Bertoldo Petry, no bairro Velha Central; CEI Augusto Köster, na Vila Nova; CEI Alwin Knaesel, na Itoupava Central; e CEI Antônio José Curtipassi, no bairro Garcia.
“Compreender e conscientizar-se dos processos fundamentais na formação integral do professor, necessários para ampliar o repertório sonoro/musical dos grupos em que atuamos”, afirma a coordenadora do CEI Antônio José Curtipassi, Elizete Defreyn.
O Projeto O Corpo do Som é contemplado pela 5ª Edição do Prêmio Herbert Holetz do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, Nº 02/2022. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/ocorpodosom
OFICINEIRAS
Bruna Hedler é licenciada em Música e Especialista em Educação Musical pela FURB. Faz parte do Projeto Musicalização Infantil de Blumenau, atuando em mais de dez CEIS de Blumenau nos últimos oito anos. É professora efetiva de arte/música no município, produtora cultural, compositora e cantora, é a preparadora vocal e diretora musical do grupo de extensão – Alguns Corpos , Cia Carona, do Teatro Carlos Gomes, e atua ainda como formadora nas áreas de Educação e Arte, sendo co-autora do documento Projeto Musicalização Infantil de Timbó. Atua como professora de canto e violão particular e é integrante do grupo As Quartettas.
Clara Mendes é Licenciada em Música FURB. É especialista em Arteterapia Junguiana; é musicista, compositora e arte-educadora e arteterapeuta. Como compositora, integrou a banda Ozuê, com a qual lançou álbum homônimo em 2012. As composições do álbum ganharam regravações e interpretações do Coro da FURB, Coro da Etevi, Coro Txai, do grupo português Aqui Há Ó, e da banda paulistana Baobaque. Desde 2019, em carreira solo, teve seu single de estreia “Caraíva” (produzido por Renato Pimentel – The Magic Place) na programação de diversas rádios regionais e educativas. Em 2022, lançou seu primeiro álbum solo “Todas as Plantas”, disponível em todas as plataformas e presente na programação de rádios como Rádio USP, Univali FM, Udesc FM, FURB Fm, Rádio Joinville Cultural, entre outras. “Todas as Plantas” foi eleito pela plataforma de música autoral Rifferama como um dos 10 melhores álbuns catarinenses de 2022.