Projeto Arte para Infância e Adolescência: Instrumento de Transformação e Construção de Cidadania 2, custeado financeiramente pelo Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) de Gaspar, atenderá os CRAS do município
Arte, continuidade e cidadania. A partir deste mês, o grupo Detalhe Teatro inicia em Gaspar, Santa Catarina, o projeto Arte para Infância e Adolescência: Instrumento de Transformação e Construção de Cidadania (2), aprovado pelo Edital de Chamamento Público 03/2017 do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Gaspar, que serão custeados financeiramente pelo Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) do município. O projeto oferece oficinas de arte (artesanato, dança, musicalização, teatro e teatro de bonecos) com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento individual e social do público infanto-juvenil (de 6 a 16 anos) em situação de vulnerabilidade social, atendido pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV). As ações são uma continuação do trabalho que já vem sendo realizado na cidade desde 2014, e para participar a comunidade de Gaspar deve procurar o CRAS mais próximo ou a Secretaria de Assistência Social do município.
“Nesta segunda etapa do projeto vamos fazer cinco mostras de final de curso, que devem ocorrer em dezembro deste ano. Durante o período de oficinas teremos cinco interações com as famílias também (uma por local). A ideia é envolver as famílias, fazer com que possam vivenciar uma experiência artística, experimentando com as famílias as atividades aplicadas com as crianças e adolescentes nas oficinas. Possibilitando maior vínculo com os serviços oferecidos pela Assistência Social do município”, explica a oficineira Zanza França.
Serão cinco modalidades de oficinas, que ocorrem a partir de agosto deste ano e seguem até março de 2019: Artesanato, ministrado pela oficineira Natele Petersen; Dança, por Renan Batschauer; Musicalização, pelo oficineiro Marcelo Branco; Teatro, ministrado pelos atores Zanza França, Jean Massanero e Roberto Morauer; e Teatro de bonecos, pelo oficineiro Pedro Boneco.
“Ter um projeto de continuação das oficinas aprovado significa que crianças e adolescentes continuarão tendo a possibilidade de experimentarem o fazer artístico por meio das várias linguagens oferecidas. Significa sensibilizar através da arte. Significa ter a possibilidade de termos cidadãos mais críticos, mais coletivos, pois todas as oficinas prezam pela coletividade e pela socialização”, complementa Zanza.
Para Jean Massanero, a continuidade das oficinas reverbera para além das salas do curso. “Trabalhando e fortalecendo as ações, as oficinas de arte com crianças e adolescentes, com certeza, de alguma forma, repercutem positivamente na comunidade e nos lares onde elas estão inseridas”, esclarece.
DETALHE TEATRO
Com 16 anos de existência, o Detalhe Teatro é uma associação de produção artística que surgiu em 2002, em Santa Catarina. Desde 2006 desenvolve projetos culturais junto às secretarias de assistência social em cidades do estado catarinense, trabalhando também com formação para professores, jovens e adultos. Acompanhe as notícias e as novidades pelo www.facebook.com/detalheteatro1 ou www.instagram.com/detalheteatro
OFICINAS OFERECIDAS PELO PROJETO
Artesanato: promove concentração e foco. Desenvolve várias técnicas como mandalas, pulseiras e colares de macramê, técnica tie dye de pintura sobre malha, com tingimento e amarrações; essa oficina também possibilita futura geração de renda. Ministrada por Natele Petersen.
Dança: desenvolve a coordenação motora, ritmo e expressividade corporal própria, promove o aprendizado dos movimentos e linguagens da dança, monta coreografias a partir das possibilidades individuais, gerando a autoconfiança. Trabalha princípios do movimento, elementos do movimento e as dimensões sócio-histórico-culturais das danças. Ministrado por Renan Batschauer.
Musicalização: proporciona a percepção do universo sonoro-musical, desenvolve a criatividade, contribuindo com o processo de construção do conhecimento. Ensina a construção de instrumentos musicais com materiais alternativos e recicláveis e a pintura dos instrumentos. Ministrado por Marcelo Branco.
Teatro: com linguagem apropriada para cada faixa etária, trabalha com técnicas de atuação que objetivam a expressão corporal, a preparação vocal, o desenvolvimento da expressão verbal, a sociabilidade, a integração e o desenvolvimento da capacidade do trabalho e vivência em grupo. Ministrado por Zanza França, Jean Massanero e Roberto Morauer.
Teatro de bonecos: confecção e manipulação dos bonecos para a montagem de peças teatrais, servindo de instrumento pedagógico e de comunicação entre crianças e adolescentes e a sociedade, além de desenvolver e afinar a psicomotricidade. Ministrado por Pedro Boneco.
SERVIÇO
CRAS CASA DA FAMÍLIA
Endereço: Rua Tubarão, 13, Bela Vista, Jardim Primavera
Dança: 2 turmas, 15 vagas por turma (segundas-feiras das 9h30 às 11h e das 13h30 às 15h)
Teatro: 2 turmas, 15 vagas por turma (terças-feiras das 9h às 11h e das 13h às 15h).
CRAS ZILDA ARNS + área de abrangência Barracão
Endereço: Rua Argemiro Krause, 103, Loteamento Novo Horizonte, Gaspar Mirim
Artesanato: 2 turmas, 15 vagas por turma (segundas-feiras das 9h às 11h e das 13h30 às 15h30)
Dança: 2 turmas, 15 vagas por turma (quintas-feiras das 9h30 às 11h e das 13h30 às 15h).
CENTRO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS MARIA HENDRICKS
Endereço: Rua Monte Castelo, 160, Bairro Sete de Setembro
Teatro de Bonecos: 1 turma, 15 vagas por turma (quintas-feiras das 9h às 11h).
Teatro: 2 turmas, 15 vagas por turma (terças-feiras das 9h às 11h e das 13h às 15h).
Musicalização: 1 turma, 15 vagas por turma (quartas-feiras das 9h às 11h)
Dança: 2 turmas, 15 vagas por turma (sextas-feiras das 9h30 às 11h e das 13h30 às 15h).
CRAS SILVIO SCHRAMM
Endereço: Rua das Palmeiras, 35, Margem Esquerda, Sertão Verde
Teatro: 2 turmas, 15 vagas por turma (segundas-feiras das 9h às 11h e das 14h às 16h).
Teatro de Bonecos: 1 turma, 15 vagas por turma (quintas-feiras das 14h às 16h).
Musicalização: 1 turma, 15 vagas por turma (quartas-feiras das 14h às 16h).
PARA PARTICIPAR: a comunidade de Gaspar deve procurar o CRAS mais próximo ou a Secretaria de Assistência Social do município.