Contemplado pelo Edital Estadual Elisabete Anderle de estímulo à Cultura, a circulação do espetáculo teatral de contação de histórias é gratuita e ocorre nas cidades catarinenses de Mirim Doce, Presidente Nereu, Witmarsum, Atalanta, Major Gercino, Leoberto Leal, São Pedro de Alcântara e Rancho Queimado
Uma caixa misteriosa e um novo mundo repleto de histórias encantadas para crianças (e também para adultos). Em maio e junho, escolas da rede pública de ensino de oito municípios de Santa Catarina recebem o projeto Histórias Fora da Caixa, idealizado e apresentado pela atriz, diretora de teatro e arte-educadora, Natália Curioletti. A circulação do espetáculo teatral de contação de histórias é gratuita e ocorre nas cidades catarinenses de Mirim Doce, Presidente Nereu, Witmarsum, Atalanta, Major Gercino, Leoberto Leal, São Pedro de Alcântara e Rancho Queimado.
“Circular com esse projeto e estar perto das crianças novamente é um privilégio. Elas são, para mim, o mais ‘respeitável público’, a maior parte do meu trabalho é dedicado a elas”, celebra Natália. “A ação levará literatura, teatro e encantamento em uma circulação fora dos principais centros culturais do estado. Acredito que a arte é direito de todos e descentralizar é democratizar o acesso”, acrescenta a artista. Natália se formou pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) no curso de Bacharelado em Artes Cênicas, em 2006, e Licenciatura em Teatro, em 2007. É Especialista em Encenação Teatral pelo Instituto Gene, em 2009, e Especialista em Arte e Educação pela Uniasselvi, em 2021. Atualmente desenvolve projetos artísticos e educacionais.
Segundo a produtora cultural e executiva do projeto, Soila Freese, o Histórias Fora da Caixa é um espetáculo teatral de contação de história, já que quem conta as histórias é a personagem Margarida (Natália Curioletti), que possui uma caixa mágica, mas que apenas as crianças têm o poder de abrir. “A interação com os pequenos leitores e espectadores que ouvem uma grande história é o foco, porém, a experiência e a vivência da Natália (intérprete de Margarida) com o teatro fazem deste momento algo ainda mais atrativo”, afirma. “O figurino especial e o cenário completam o clima lúdico. Estamos felizes por voltar com as apresentações e de poder levar a rede pública de ensino dessas pequenas comunidades, arte e cultura”, conclui a produtora executiva.
Na circulação, 11 obras de nove autores catarinenses serão apresentadas nas contações: O Monstro do Pé Molhado, e O Abraço do Gigante, de Nana Toledo (Blumenau); 10 Motivos para Você Vir Logo Aqui em Casa, de Pablo Lugones (Blumenau); Um Príncipe Triste, e Boi Malhado, Boi Dobrado, de Sig Schitel (Florianópolis); Catarina Tem Uma Prima, de Carol Carvalho (Itajaí); Para Recordar, de Daniela Moura (Balneário Camboriú); Cantorias de Jardim, de Eloí Elisabet Bocheco (Bombinhas); O Menino do Bolso Furado, de Maria Helena Bazzo (Ouro); AAAHHH!, de Guilherme Karsten (Blumenau); e Possibilidades, de Natália Curioletti (Blumenau). Haverá, também, doação de livros nas escolas por onde o projeto passar.
O projeto Histórias Fora da Caixa, de Old Friends Art Studio, é contemplado pelo Edital Estadual Elisabete Anderle de estímulo à Cultura – Edição 2020, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Acompanhe pelo www.instagram.com/historiasforada.caixa
PROGRAMAÇÃO
Circulação da peça de contação Histórias Fora da Caixa, de Natália Curioletti
Dias 23 e 24 de maio, em Witmarsum
Dia 27 de maio, em Presidente Nereu
Dia 30 de maio, em Mirim Doce
Dia 31 de maio, em Atalanta
Dias 6 e 7 de junho, em São Pedro de Alcântara
Dia 10 de junho, em Rancho Queimado
Dia 13 de junho, em Leoberto Leal
Dia 14 de junho, em Major Gercino
Ações gratuitas e voltadas para alunos, professores e convidados das escolas.
FICHA TÉCNICA HISTÓRIAS FORA DA CAIXA
Atuação: Natália Curioletti
Cenário e figurino: Ana Paula Schneider
Direção geral e dramaturgia: Natália Curioletti
Identidade visual: Jowe Schurt
Produção e assistência: Natele Peter
Produção geral e produção executiva: Soila Freese – Mono Produções.