Peça teatral da cia Os Dezequilibrados (RJ) está percorrendo 22 cidades do Brasil e terá duas apresentações no município, nos dias 19 e 20 de setembro, no Espaço Alternativo da Fundação Cultural
A história do amor. As questões e traições de dois casais contemporâneos alternam-se com cenas de mitos amorosos como “Tristão e Isolda”, “Romeu e Julieta”, “Dom Juan” e “Werther”, evidenciando o fato de que o modo de amar pode ser uma construção cultural e repetição de padrões pré-estabelecidos. Esta é a sinopse do espetáculo “Beija-me como nos livros”, que a companhia de teatro Os Dezequilibrados traz a Rio do Sul, nos dias 19 e 20 de setembro, às 20h, no Espaço Alternativo da Fundação Cultural. Com direção e dramaturgia do premiado diretor Ivan Sugahara, o elenco conta com os atores convidados Julio Adrião e Cláudia Mele e com os integrantes da cia, Ângela Câmara e José Karini. Esta é a primeira peça em que Julio Adrião atua após 10 anos trabalhando em “A Descoberta das Américas” e depois do sucesso de “Tropa de Elite”.
Com o patrocínio de três anos da Petrobras para a pesquisa e a criação de um espetáculo inédito, a companhia Os Dezequilibrados está percorrendo 22 cidades brasileiras com este projeto. “‘Beija-me como nos livros’ tem como premissa pensar o amor não como algo biológico e inerente à natureza humana, conforme costuma ser visto, mas como mais uma invenção do ser humano, sujeita a constantes alterações ao sabor das mudanças na política, na religião e na economia. É fato que a relação afetiva entre duas pessoas se modificou profundamente através dos séculos, até se estabelecer como a entendemos e praticamos nos dias de hoje”, comenta o diretor do espetáculo, Ivan Sugahara.
Para estruturar a peça, a companhia pesquisou uma linguagem cênica criativa, amparada na expressividade corporal e vocal (gromelô – língua inventada); e selecionou quatro mitos amorosos que, em alguma medida, representam a forma de amar praticada em cada um dos quatro momentos históricos abordados e também os locais em que essas épocas foram mais expressivas: “Tristão e Isolda”, simbolizando o período medieval inglês, “Romeu e Julieta”, o renascimento italiano, “Dom Juan”, o iluminismo francês, e “Werther”, o romantismo alemão. Acompanhe notícias e novidades da cia e do espetáculo pelo www.facebook.com/osdezequilibrados
Serviço:
“Beija-me como nos livros”
19 e 20 de setembro, às 20h
Local: Espaço Alternativo da Fundação Cultural de Rio do Sul (Rua Rui Barbosa, 204 – Budag, Rio do Sul)
Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)
Duração: 75min
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 14 anos
Desconto de 50% (cinquenta por cento) na compra de até 2 (dois) ingressos para a força de trabalho da Petrobras, com crachá, e para clientes do Cartão Petrobras, com o cartão.
Apoio regional: Amil Agência de Cultura.
OS DEZEQUILIBRADOS
Dirigida por Ivan Sugahara, a cia Os Dezequilibrados foi fundada, no Rio de Janeiro, em 1996 e desde então realizou 19 espetáculos. Em 2014, a companhia completou 18 anos. Para comemorar, planejou a montagem de uma trilogia sobre o amor. A primeira peça foi “Amores”, de Domingos Oliveira, que estreou em março de 2014, ficando três meses em temporada na Sede das Cias. Em junho, do mesmo ano, a companhia começou a apresentar a sua versão itinerante de “Fala comigo como a chuva e me deixa ouvir”, de Tennessee Williams, que ficou quatro meses em cartaz na Casa da Glória, conquistando os prêmios Cesgranrio de Melhor Espetáculo e Melhor Iluminação. Ambas as montagens tiveram sucesso de público e crítica. Em 2013, Os Dezequilibrados foram contemplados pelo programa de manutenção de grupos teatrais da Petrobras pelo período de três anos, incluindo a manutenção da Sede das Cias, localizada na Escadaria Selarón, na Lapa, administrada pelo grupo em conjunto com Tárik Puggina, da Nevaxca Produções, e que conta mais duas companhias residentes: a Cia. dos Atores e a Pangeiacia.deteatro. Com o patrocínio da Petrobras para pesquisa e criação de um espetáculo inédito, a companhia Os Dezequilibrados encerra a trilogia com “Beija-me como nos livros”, com direção e dramaturgia de Ivan Sugahara. O espetáculo está percorrendo 22 cidades brasileiras de setembro a novembro, após temporada de dois meses no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB – RJ).
FICHA TÉCNICA: “Beija-me como nos livros”
Direção e Dramaturgia: Ivan Sugahara
Elenco: Ângela Câmara, Claudia Mele, José Karini e Julio Adrião
Assistência de Direção: Lívia Paiva
Direção de Movimento e Preparação Corporal: Duda Maia
Direção Vocal e Pesquisa Fonética: Ricardo Góes
Dramaturgismo: Juliana Pamplona
Criação Dramatúrgica: Ângela Câmara, Claudia Mele, Ivan Sugahara, José Karini, Julio Adrião e Lívia Paiva
Cenário: André Sanches
Iluminação: Renato Machado
Figurino: Bruno Perlatto
Trilha Sonora: Ivan Sugahara
Programação Visual: Luciano Cian
Fotografia: Dalton Valério
Coordenação de Produção: Tárik Puggina
Direção de Produção: Carla Torrez Azevedo
Produção Executiva: Aline Mohamad e Marcelo Chaffim
Administração Financeira: Amanda Cezarina
Realização: Os Dezequilibrados e Nevaxca Produções