O evento do Coletivo, em parceria com o Teatro Carlos Gomes, ocorre nos dias 19 e 20 de setembro, em Blumenau
Artistas, artivistas e gestores culturais estão a todo vapor na construção e na organização do COLMEIA 2015. As inscrições para participar do evento estão abertas e seguem até o dia 31 de julho. Para participar, os interessados devem acessar as fichas de inscrição, por área, através de links divulgados nas redes sociais (www.facebook.com/coletivocolmeia) que dão acesso a um formulário. Ao inscrever-se, o interessado fornece informações pertinentes a sua obra e concorda em participar de forma espontânea e gratuita, tendo a disponibilidade para que sua participação ocorra em qualquer um dos dias de ação cultural.
O COLMEIA é um evento organizado pelo Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas e o Teatro Carlos Gomes, que realizam em conjunto esta ação, programada, neste ano, para os dias 19 e 20 de setembro. Em duas semanas, 70 atrações já estão confirmadas e nas mais diversas expressões da arte: visuais, cênicas, música, dança, cinema, artesanato, culinária, oficinas, literatura e hip-hop.
“Estamos muito felizes com os encaminhamentos da quarta edição do COLMEIA. A cada ano o coletivo amadurece e os integrantes aprendem com o fazer e partilham aprendizado. Não é tarefa simples organizar de forma horizontal uma programação com cerca de 200 atrações, envolvendo centenas de artistas-coordenadores”, explica o coordenador cultural do Teatro Carlos Gomes, Rodrigo Dal Molin.
Um dos objetivos do COLMEIA é de proporcionar o encontro entre artistas que ocorre desde as reuniões preparatórias até a realização do evento. Uma forma de criar raízes, resultando em diversas parcerias e estimulando a fruição cultural. “É de se tirar o chapéu para a articulação da classe artística, que participa das reuniões quinzenais, com discussões que compõem o entendimento do coletivo para a tomada de decisões. É comum nos perguntarem: ´Mas é tudo gratuito? E respondemos: ´toda expressão de arte é de grande valor, imensurável, mas neste evento, não cobramos ingresso do público´”, acrescenta Dal Molin.
Leia a Carta COLMEIA, um documento escrito e aferido pelo Coletivo, que explica como funciona o movimento, acompanhe as notícias e as novidades pelo www.facebook.com/coletivocolmeia
**Assessoria de imprensa do Coletivo COLMEIA/Nane Pereira Comunicação e Arte