Dança Folclórica Alemã. Neste domingo, dia 25 de setembro, o Grupo Folclórico Badenfurt se apresenta na Rota do Lazer, Feirinha Soul Riso, na Rua XV de Novembro, em Blumenau. A apresentação é gratuita e aberta à comunidade e faz parte do projeto Baden Schuhplatter – Dança Folclórica, do Grupo Folclórico Badenfurt, contemplado pelo Prêmio Herbert Holetz, do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau.
O Grupo Folclórico Badenfurt foi fundado em 4 de agosto de 2002, na cidade de Blumenau, Santa Catarina, por amigos que sentiram a necessidade de formar um grupo cultural, tendo como principal objetivo a busca e a prática das tradições germânicas. Na fundação de Blumenau, ainda no período imperial, vários imigrantes que se estabeleceram na cidade eram naturais da região de Baden Baden, no Estado Alemão de Baden Würtemberg, e ao chegarem no local deram o nome de “Badenfurt”, local onde prosperaram.
A palavra traduzida significa “Caminhos de Baden”, uma homenagem aos imigrantes dessa região, e nome que o Grupo leva em homenagem aos mesmos. Com o lema “preservar nossa origem é honrar nossa história”, o brasão do Grupo Folclórico Badenfurt é representado pela união de três alianças; a 1ª aliança é representada pelo “Respeito” entre seus integrantes, procurando fortalecer os laços de amizade; a 2ª é representada pela “Responsabilidade” para com a preservação e divulgação da cultura germânica, e, a 3ª, representa o elo de “Amizade” entre a Alemanha e o Brasil, através da prática das tradições folclóricas.
Com mais de 20 anos de história, o Grupo já realizou mais de 200 apresentações em mais de 20 cidades no Brasil e na Alemanha. O projeto de apresentação de dança em espaços públicos contará com mais duas ações, uma no Parque das Itoupavas e outra no Parque Ramiro Ruediger. Datas e horários ainda serão definidos. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/grupofolcloricobadenfurt
SERVIÇO
Apresentação de dança do Grupo Folclórico Badenfurt
Dia 25 de setembro, às 11h e às 13h30: na Rota do Lazer, Feirinha Soul Riso (Rua XV de Novembro, Centro)
A ação é gratuita e aberta à comunidade.