Na edição 2015 do COLMEIA, que ocorre nos dias 19 e 20 de setembro, no Teatro Carlos Gomes, novos Grupos de Trabalho (GTs) surgiram para ampliar o evento. Um deles é o GT de Dança, que até o ano passado fazia parte do GT de Cênicas, junto com os grupos de teatro, pois não havia um número suficiente dessa área no Coletivo.
O evento COLMEIA, que surgiu em 2012, parceria do Coletivo com o Teatro Carlos Gomes, promove uma importante ação no cenário cultural, com o objetivo de integrar artistas de diversos segmentos e linguagens, proporcionando espaços para apreciação e contemplando a produção de artistas de Blumenau e região. Para este importante evento na cidade, o Teatro Carlos Gomes cede o espaço e o artista a arte para que essas produções artísticas cheguem aos mais diversos públicos.
Todos os dez Grupos de Trabalho que participam do evento têm seu moderador. A partir desse ano, Jão Nogueira começou a articular com os grupos e artistas de dança que irão participar. Segundo ele, o GT Dança terá mais representatividade e uma atuação ainda mais forte no Coletivo. Nogueira, qualificado em cursos da área, dançarino e coreógrafo, ainda ministrará uma oficina de dança contemporânea no domingo (20) pela manhã.
Esse ano, seis grupos se apresentarão no evento. Dentre essas atrações, encontram-se diferentes modalidades, como: dança tribal, dança folclórica alemã, dança de salão, dança do ventre, dança de rua e ballet. Apesar do número grande de apresentações, apenas três grupos se exibiram nas últimas edições e os outros três serão novidade na edição deste ano.
A programação do evento está disponível na plataforma online issuu.com/coletivocolmeia. Acompanhe as notícias e as novidades pelo www.facebook.com/coletivocolmeia
Texto produzido pelo GT Jornalismo Voluntário
Acadêmicos de Jornalismo da FURB: Bianca Brehmer e Vanessa Fagundes.
Supervisão e orientação: professor Sandro Galarça
Jornalista responsável: Nane Pereira