A escritora também fará oficinas gratuitas de haicais voltadas a poetas, escritores, grupo da memória, estudantes e demais pessoas interessadas
Poesia catarinense. No dia 20 de maio, a escritora Terezinha Manczak lança a obra A Lua de Abril e Outros Haicais; uma série de textos em formato de Haicai, poema curto de origem japonesa, escrito em até dezessete sílabas, distribuídas em três versos de cinco, sete e cinco divisões sonoras. O evento em formato on-line ocorre às 19h, pelo facebook.com/luizarthur.montesribeiro, do Instituto Montes Ribeiro, de Curitiba, Paraná. O livro estará à venda pelo site www.luizarthur.com.br e pelas redes sociais da autora, a R$15, o exemplar.
“Eu já havia publicado outros três livros de haicais e, no entanto, sem trabalhar sobre o tema em Blumenau de modo mais abrangente. Vejo a importância deste livro como a coroação de um sonho, uma forma de prêmio, pelos meus mais de vinte anos de amor e entrega à poesia”, afirma Terezinha Manczak.
OFICINAS DE HAICAI
Como contrapartida social, a autora fará algumas oficinas de Haicai gratuitas. No dia 26 de maio, das 14h às 16h; o workshop será no Sesc Blumenau, para 10 vagas. Já no dia 29 de maio, das 9h às 12h, a oficina será na Secretaria Municipal de Cultura de Blumenau, para 10 vagas. Interessados podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail terezinhamanczak@gmail.com – a ação será em formato presencial, com 50% da capacidade de público, ao ar livre, conforme as restrições vigentes e cuidados recomendados por conta da pandemia de covid-19. As vagas são voltadas a poetas, escritores, grupos da memória, estudantes e demais pessoas interessadas, a partir de 14 anos. O projeto ainda vai ofertar mais uma oficina e um workshop gratuitos, ações que serão divulgadas oportunamente.
“Pretendemos atender professores e alunos que estudam o Haicai em sala de aula, e instigar mais publicações de autores blumenauenses. É uma forma também de compartilhar a delicadeza dos poemas, como se fossem registros fotográficos, que levam o leitor a uma forma de diálogo com o autor da obra”, explica Terezinha. “As oficinas contribuem para a difusão desta manifestação poética, que ao contrário de versar sobre sentimentos, fazem referências a cenas cotidianas, além de fortalecer o desenvolvimento da escrita criativa”, complementa a autora.
Nas oficinas haverá três momentos distintos de atuação: Dinâmica, apresentação, teoria e prática do Haicai. “Dinâmica de observação do espaço externo, com os participantes, para apreciação da natureza e dos fatores climáticos como frio, calor, sol, chuva, vento ou interferências sonoras como o canto dos pássaros, grilos, cigarra, presença de animais, conforme a estação do ano”, explica Terezinha. “Haverá apresentação explicativa sobre o que é o Haicai, sua origem e como se faz. Noções de Kigologia (estudo do Kigo, que significa termos da estação), e exercícios para fixação do aprendizado e produção de textos”, conclui.
O projeto A Lua de Abril e Outros Haicais, de Terezinha de Jesus Manczak, é viabilizado pelo 2º Prêmio Herbert Holetz do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau, edital 004/2019.
TEREZINHA MANCZAK
Poeta, escritora e produtora cultural. Tem 68 anos e vive em Blumenau desde 1980. Tem seis livros de poesia publicados, sendo quatro de Haicais. Resgate da Emoção,1990, Blumenau (SC); Céu de Sagitário/Antes e Depois da Paixão, 2006, Scorteci Gráfica e Editora (SP); Haicais para Crianças, 2012/2015, Instituto Evoluir, Blumenau (SC); O Lado de Dentro, 2018, Curitiba (PR); Águas de Conciliação, 2019, Itajaí (SC); A Lua de Abril e Outros Haicais (2020), Blumenau (SC).
SERVIÇO
Lançamento on-line do livro A Lua de Abril e Outros Haicais, de Terezinha Manczak
Dia 20 de maio, às 19h
Pelo facebook.com/luizarthur.montesribeiro, do Instituto Montes Ribeiro, de Curitiba/PR
Livro à venda pelo site www.luizarthur.com.br ou direto com a autora, via WhatsApp (47) 98402-4233 ou Instagram @terezinhamanczak
Forma de pagamento: PIX
Valor: R$15 (frete grátis para todo o Brasil)
Oficinas de Haicai, com Terezinha Manczak
Dia 26 de maio, das 14h às 16h;
No Sesc Blumenau (R. Amadeu da Luz, 181, Centro)
Dia 29 de maio, das 9h às 12h;
Na Secretaria Municipal de Cultura de Blumenau (R. XV de Novembro, 161, Centro)
Ambas de forma presencial, para até dez pessoas, ao ar livre, conforme as restrições vigentes e cuidados recomendados por conta da pandemia de covid-19
Inscrições gratuitas pelo e-mail terezinhamanczak@gmail.com (por ordem de chegada).