A autora e jornalista Roseméri Laurindo recebeu amigos, imprensa e convidados para o lançamento da nova obra em uma das livrarias mais charmosas do Brasil
Gêneros jornalísticos. Na noite de quarta-feira (19), a jornalista Roseméri Laurindo recebeu presenças ilustres no lançamento do livro “O Jornalismo Diversional de Fátima Bernardes”, na Livraria da Vila, na Alameda Lorena, em São Paulo. Entre eles estavam o professor José Marques de Melo e a esposa, Silvia Briseno Marques de Melo, o jornalista Ben-Hur Demeneck, a psicóloga Rubia Carla Ribeiro, a Dra. Ana Maria Fadul (ex-presidente da Intercom), a coordenadora do curso de jornalismo, em exercício, Clarissa Josgrilberg Pereira, a coordenadora do mestrado em jornalismo da ESPM, Maria Elisabete Antonioli, além de amigos, profissionais e familiares.
No livro “O Jornalismo Diversional de Fátima Bernardes”, produzido e distribuído pela Primavera Editorial (SP), a autora Roseméri Laurindo apresenta, de forma clara e direta, os gêneros jornalísticos compreendidos por meio de um tipo autoral diferenciado, denominado autor-marca. Focando na personalidade cativante da apresentadora Fátima Bernardes, a obra alinha os conceitos jornalísticos para apresentar, com maior propriedade, a complexidade do gênero autor-marca no programa. “Composto por pesquisas acadêmicas e entrevista com Fátima Bernardes, o livro revela as transformações do jornalismo no cenário atual”, acrescenta Roseméri.
SOBRE A AUTORA
A jornalista e escritora Roseméri Laurindo, natural de Blumenau, é Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Coordenadora do Curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (FURB), onde é professora titular de Teorias da Comunicação. Realizou estágio pós-doutoral na Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, junto à Universidade Metodista de São Paulo, com apoio do CNPq. É integrante do Grupo de Pesquisa Pensa-Com/Brasil, liderado por José Marques de Melo. É Coordenadora do Grupo de Pesquisa sobre Gêneros Jornalísticos da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom). Em 2014, recebeu o Prêmio Luiz Beltrão de Ciências da Comunicação, da Intercom, na categoria Liderança Emergente. Autora de várias publicações jornalísticas e científicas, dentre as quais o livros o AI-5 na Academia – O manual do lead usado pelos golpistas de 1964 para punir o ensino de jornalismo -, pela Edifurb (2014).