0
Compartilhar

Exposição documental. De 15 de maio a 15 de junho, ocorre a mostra do material histórico do livro Bernard Scheidemantel – A obra de um propagandista alemão na Colônia Blumenau, de Geislon Tiago Rodrigues, no Centro Cultural da Vila Itoupava, em Blumenau. “A exposição é um complemento do livro, e, uma forma mais prática de levar ao conhecimento de mais pessoas a história de Bernard. Os desenhos estarão expostos e mesmo quem não possui o livro vai poder conhecer um pouco mais sobre os seus trabalhos”, diz Rodrigues. A entrada da exposição é gratuita e aberta ao público, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Com texto de apresentação e coordenação editorial da jornalista Soila Freese, projeto gráfico e capa do designer Roberto Lanznaster e projeto e pesquisa de Geislon Tiago Rodrigues, o livro é um registro da vida e da obra do imigrante alemão Bernard Scheidemantel, precursor da história da propaganda em Blumenau e da fotografia na região do Vale do Itajaí. O projeto Bernard Scheidemantel – A obra de um propagandista alemão na Colônia Blumenau é patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau.

CAPA IMPRENSA 01CARL BERNHARD SCHEIDEMANTEL
Nasceu em 3 de dezembro de 1834, em Braunsdorf, localidade próxima a Merseburg, Sachsen-Anhalt, Alemanha. Veio para o Brasil em 1859 e se instalou na Colônia Blumenau na companhia dos pais, Gottfried Scheidemantel e Johanna Rosine, e do irmão Ernst. Em 16 de fevereiro de 1862, casou-se com Agnes Müller. Scheidemantel era um exímio desenhista e bom tipógrafo. É considerado o precursor da fotografia na região do Vale do Itajaí, fazendo valiosos registros da colônia, suas atividades, pessoas e acontecimentos. Em 1883, fundou o jornal Der Immigrant, um dos mais importantes da Colônia Blumenau, que foi fechado em 6 de abril de 1891, pelo próprio Scheidemantel.

SERVIÇO
Exposição de material histórico do livro Bernard Scheidemantel, de Geislon Tiago Rodrigues
De 15 de maio a 15 de junho, no Centro Cultural da Vila Itoupava (R. Doutor Pedro Zimmermann, 16230 – Itoupava Central, Blumenau/SC)
Entrada gratuita e aberta ao público (de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h).

Fórum Municipal de Cultura ocorre neste sábado (28), na Fundação Cultural de Blumenau

Post anterior

Blumenauense é selecionado para maratona cinematográfica durante o 22º Florianópolis Audiovisual MERCOSUL (FAM)

Próximo post

Leia também