Arte-contemporânea em formação. Em março e abril, alunos de escolas da rede pública de ensino de Blumenau recebem oficinas do projeto Laboratórios do Corpo Criativo: territórios imaginários, com a arte-educadora e artista, Deda Silveira. No dia 18 de março, o projeto chega na CEI Emília Piske, no bairro Fortaleza Alta; no dia 21; na EBM Alice Thiele, no bairro Garcia; no dia 3 de abril, na EBM Alberto Stein, no bairro Velha; e no dia 15 de abril, na EBM Pedro II, no bairro Progresso. Todas as ações são gratuitas e voltadas para crianças e professores das instituições contempladas e terão tradução em LIBRAS.
“A Arte Educação Contemporânea tem inúmeros desafios e um deles certamente é oportunizar territórios intra e extramuros da escola que possibilitem o exercício criativo também a partir do corpo”, afirma Deda Silveira. Os laboratórios são espaços co-criativos entre adultos e crianças e buscam estimular reflexões, vivências dialógicas, oportunizando um território sensível, que compreenda todo sujeito como parte. Não podemos pensar a arte dissociada da educação no momento violento no qual vivemos e se a arte é fundamental, processos educativos devem promover entendimento destes fundamentos. É só se apreende pela experiência”, complementa a arte-educadora.
Para Deda, os artistas contemporâneos têm diferentes modos e maneiras de pensar e fazer arte. Aproximar as pessoas de processos criativos pautados na experiência, segundo ela, facilita o entendimento e cria uma outra relação com a arte produzida no nosso tempo. “As oficinas as quais compreendo como laboratórios trazem em sua estrutura e prática a pesquisa, constroem um território de brincar, de sondar indícios, de construir novos sentidos e acima de tudo, imaginar. É pensar um corpo como um corpo-ateliê. Um espaço para experiências e valorização das ideias, conclui a artista.
O projeto “Laboratórios do Corpo Criativo: territórios imaginários”, de Deda Silveira, é contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei 195/2022) por meio do Edital de Chamamento Público SMC n. 002/2023. Inscrição nº 25.
Como contrapartida social, o projeto ainda irá realizar um laboratório com atravessamentos teórico-práticos, ministrado por Deda Silveira, no dia 21 de maio, às 9h, na Sala S113, da FURB. Ação voltada exclusivamente ao público adulto multiplicador (professores de artes/e ou educação infantil da rede pública de ensino).
DEDA SILVEIRA
Produtora Cultural, multi-artista, arte-educadora, curadora de projetos culturais. Licenciada em Artes Visuais e Especialista em Arte Educação. Há mais de 20 anos atua em projetos nas linguagens de Artes Cênicas, Literatura e Artes Visuais. Membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Blumenau como titular da cadeira de Biblioteca, Literatura e Livro. Foi Gestora do setor de Cultura do Sesc Blumenau por 11 anos (2013-2024). É parceira da Entre Aspas Educação e Cultura (Gaspar/SC) como produtora e mediadora, atualmente desenvolvendo os projetos; “A Escola como espaço de investigação: mediações literárias” e “Conectando histórias, aproximando leitores” junto à pesquisadora Dra. Maria Laura P. Spengler. Integra a Ativa Rede Educação e Cultura (Itajaí/SC) onde atua como oficineira, produtora, mediadora e curadora de projetos culturais. Integra como artista e produtora o coletivo MUNAR e como produtora o Coletivo Delas, em Blumenau/SC. Em 2020 recebeu o prêmio por reconhecimento de trajetória cultural na área de produção pela Fundação Catarinense de Cultura, através da Lei Aldir Blanc. Desde 2016, dedica-se a projetos e ações que visam pesquisar as infâncias e seus atravessamentos com a arte contemporânea. Acompanhe as novidades pelo www.instagram.com/ddasilveira
PROGRAMAÇÃO GERAL
Projeto “Laboratórios do corpo criativo: territórios imaginários”, com Deda Silveira, em Blumenau
Dia 18 de março: às 10h e às 13h30, na CEI Emília Piske, no bairro Fortaleza Alta
Dia 21 de março: às 10h e às 13h30, na EBM Alice Thiele, no bairro Garcia
Dia 03 de abril: às 10h e às 13h30, na EBM Alberto Stein, no bairro Velha
Dia 15 de abril: às 8h, às 10h, às 13h e às 15h, na EBM Pedro II, no bairro Progresso
As ações são gratuitas e voltadas para crianças e professores das instituições contempladas
Contrapartida social: 21 de maio: às 9h na FURB, Campus 1, sala S113
Divulgação cultural/AI: Nane Pereira Comunicação e Arte.