Contemplado pelo Edital Estadual Elisabete Anderle de estímulo à Cultura, a circulação do espetáculo teatral de contação de histórias ocorreu nas cidades de Mirim Doce, Presidente Nereu, Witmarsum, Atalanta, Major Gercino, Leoberto Leal, São Pedro de Alcântara e Rancho Queimado
Arte que aquece o coração. Entre maio e junho, o projeto Histórias Fora da Caixa, idealizado e apresentado pela atriz, diretora de teatro e arte-educadora, Natália Curioletti, circulou em escolas de oito municípios de Santa Catarina. Contemplado pelo Edital Estadual Elisabete Anderle de estímulo à Cultura, a circulação do espetáculo teatral de contação de histórias ocorreu nas cidades de Mirim Doce, Presidente Nereu, Witmarsum, Atalanta, Major Gercino, Leoberto Leal, São Pedro de Alcântara e Rancho Queimado, e cerca de 2 mil crianças foram contempladas pelas ações.
“O projeto é uma porta para arte e cultura nas escolas do interior. Infelizmente muitas crianças não têm acesso e cabe à escola proporcionar experiências diferentes. Agradeço imensamente pelo projeto, pois contempla especialmente esse público”, diz Sabrina Graciela da Silva Soares, da Secretária Municipal de Educação Cultura Turismo e Esporte de Witmarsum.
A professora da EEB Madre Maria Avosani, Edna Corrêa, comenta que o Projeto Fora da Caixa foi uma oportunidade grandiosa. “Pois nossa escola é pequena, do interior, multisseriada, e com essa forma de contar histórias, as crianças puderam ter o contato com o novo, numa versão curiosa, espontânea, enriquecedora. A maneira como foi feita a apresentação é bem inclusiva, tocando cada um de nossos alunos”, acrescenta.
Já a Secretária Municipal de Educação de Leoberto Leal, Suzete Coelho Leal, afirma que o projeto Histórias Fora da Caixa trouxe encanto e magia. “Um novo olhar para a literatura catarinense apresentada de forma lúdica e especial às crianças”, complementa.
Na circulação do projeto Histórias Fora da Caixa, 11 obras de nove autores catarinenses foram apresentadas nas contações: O Monstro do Pé Molhado, e O Abraço do Gigante, de Nana Toledo (Blumenau); 10 Motivos para Você Vir Logo Aqui em Casa, de Pablo Lugones (Blumenau); Um Príncipe Triste, e Boi Malhado, Boi Dobrado, de Sig Schitel (Florianópolis); Catarina Tem Uma Prima, de Carol Carvalho (Itajaí); Para Recordar, de Daniela Moura (Balneário Camboriú); Cantorias de Jardim, de Eloí Elisabet Bocheco (Bombinhas); O Menino do Bolso Furado, de Maria Helena Bazzo (Ouro); AAAHHH!, de Guilherme Karsten (Blumenau); e Possibilidades, de Natália Curioletti (Blumenau). O projeto distribuiu para as Secretarias Municipais de cada cidade kits com as obras que fizeram parte da circulação.
“Nossa escola ficou encantada em receber o Projeto Histórias Fora da Caixa. Foi notável a alegria, o envolvimento e o encantamento das nossas crianças do início ao fim do espetáculo, além de plantar sementinhas na cabeça de nossos alunos e professores, culminando em belas propostas de trabalho. Em nome da Escola Municipal Vereador Jaime Gili só temos a agradecer a todos os envolvidos nesse magnífico projeto”, celebra a administradora escolar da E.M.V. Jaime Gili, em Presidente Nereu, Dineide Meyer Comandoli.
O projeto Histórias Fora da Caixa, de Old Friends Art Studio, é contemplado pelo Edital Estadual Elisabete Anderle de estímulo à Cultura – Edição 2020, executado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense da Cultura. Acompanhe pelo www.instagram.com/historiasforada.caixa