0
Compartilhar

Arte cartaz: Osvaldo Gemma O evento do Coletivo Laboral Multicultural de Experimentações e Intervenções Artísticas, em parceria com o Teatro Carlos Gomes, ocorre nos dias 19 e 20 de setembro

Durante o último ano, reuniões mensais e depois quinzenais. Nos encontros, pensamento coletivo, troca de ideias, gestão na moderação de favos (grupos de trabalho, denominados GTs), integração de abelhas e fabricação de mel. Mais de 500 artistas, artivistas e gestores culturais trabalhando na construção e na organização do COLMEIA 2015. O evento, gratuito e aberto a toda comunidade, que ocorre nos dias 19 e 20 de setembro, no Teatro Carlos Gomes, chega à quarta edição revigorado. O público de Blumenau e região poderá prestigiar 216 atrações; oito artesãos (GT artesanato); 16 espetáculos teatrais (GT cênicas); oito filmes (GT cinema); seis pratos desenvolvidos pelo GT culinária; seis apresentações do GT de dança; 40 apresentações e batalhas de break do GT hip hop; 17 atrações do GT  literatura; 52 shows musicais para embalar a plateia, do GT música; 11 workshops do GT oficinas e 52 obras selecionadas e trabalhadas pelo GT de visuais, além de uma homenagem ao artista e artivista cultural Clóvis Truppel, um dos idealizadores e líderes do Coletivo, que faleceu em novembro de 2014.

O evento COLMEIA é colaborativo, organizado pela classe cultural em conjunto com o teatro. A parceria estabelecida é de que o Teatro Carlos Gomes ceda as dependências e a estrutura sem custos e os artistas cedam a sua produção. Desta forma, a comunidade tem acesso ao movimento cultural sem cobrança de ingressos. “É se tirar o chapéu para a articulação da classe artística, que participa das reuniões quinzenais, com discussões que compõem o entendimento do coletivo para a tomada de decisões. É comum nos perguntarem: ´Mas é tudo gratuito?  E respondemos: ´toda expressão de arte é de grande valor, imensurável, mas neste evento, não cobramos ingresso do público´”, diz coordenador cultural do Teatro Carlos Gomes, Rodrigo Dal Molin.

Nesta edição, o evento teve um número recorde de inscrições, 276, dos quais 216 integram a programação, pois atenderam às demandas da Carta COLMEIA: estarem presentes nas reuniões que antecedem o evento, terem uma produção autoral e serem artistas da região de Blumenau.

Além de uma programação intensa, a quarta edição do evento COLMEIA trouxe um diferencial neste ano, a gestão dos favos, que ficou por conta dos moderadores, lideres-carismáticos que foram surgindo durantes as reuniões dos Gts. “É gratificante olhar para trás e perceber que o movimento tomou forma a partir dos indivíduos, das especificidades de cada área e da vontade incomum de fazer e pensar arte juntos. O caráter desse movimento é sentir-se parte. Somos sementes, flores e frutos”, comenta a atriz e produtora, Fernanda Raupp, moderadora do GT Cênicas.

“Estamos muito felizes com os encaminhamentos da quarta edição do evento. Não é tarefa simples organizar de forma horizontal uma programação com cerca de 216 atrações, envolvendo centenas de artistas-coordenadores. Esperamos que o público curta e prestigie o evento que foi feito para eles“, acrescenta Dal Molin. Leia a Carta COLMEIA, um documento escrito e aferido pelo Coletivo, que explica como funciona o movimento, acompanhe as notícias e as novidades pelo www.facebook.com/coletivocolmeia


CONFIRA a PROGRAMAÇÃO COMPLETA  e a Carta COLMEIA aqui: COLMEIA 2015

 

SERVIÇO:
COLMEIA 2015 – Quarta edição
Quando: Nos dias 19 e 20 de setembro
Horário: Sábado das 10h às 3h e domingo das 10h às 24h (ou 00h)
Local: Teatro Carlos Gomes (Rua XV de Novembro, 1181 – Centro – Blumenau)
Entrada: Gratuita e aberta a toda a comunidade

 

 

 

 

Espetáculo “Beija-me como nos livros” chega a Joinville

Post anterior

Espetáculo “Beija-me como nos livros” chega a Rio do Sul

Próximo post

Leia também